Estudantes do CEEP de Jequié auxiliam crianças no cuidado com a saúde bucal

Fotos: divulgação

Com muitas brincadeiras, contação de histórias e munidos de um lúdico material didático, elaborados por eles próprios, os estudantes do curso técnico em Saúde Bucal do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco, no município de Jequié (365 km de Salvador), no Sudeste do Estado, realizaram uma intervenção social na comunidade local, nesta quarta-feira (7). Nos dois turnos, matutino e vespertino, os alunos permaneceram na Creche Municipal Senhor do Bonfim, onde crianças de um a três anos foram estimuladas a cuidar da higiene e saúde bucal.

A iniciativa, explicam os alunos, teve o objetivo de conscientizar a comunidade infantil sobre a higiene bucal como uma prática necessária para manter os dentes e gengivas limpos e saudáveis, evitando problemas dentários como tártaro, gengivite, periodontite, cárie e outras doenças. A atividade contribui para que os estudantes aliem teoria e prática e reconheçam o valor social da futura profissão.

A estudante Gabriela Alves, 18, primeiro semestre, fala do impacto da atividade extraclasse. “Estou muito feliz por ter participado desta ação por se tratar de uma atividade de interatividade com o público, com quem iremos atuar quando formos trabalhar em consultórios odontológicos. Hoje, como lidamos com crianças muito pequenas, a didática foi diferenciada, na base da ludicidade, da brincadeira para atrair a atenção delas, que ficaram empolgadas com a atividade”, disse.

Sob a supervisão do vice-diretor do CEEP, o professor da disciplina Educação e Saúde Bucal e cirurgião dentista Djair Marques, os estudantes do curso técnico levaram para as salas da creche os nove tipos de books confeccionados por eles, contendo algumas orientações básicas, com destaque para a prevenção, que é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal. Desse modo, explica o educador, temas a exemplo de como escovar corretamente os dentes; como surge e como evitar a cárie; como usar o fio dental e quais os alimentos cariostáticos (bons) e os cariogênicos (ruins) para os dentes estão abordados nas coloridas cartilhas, muitas delas em formato de dente.

O professor Djair Marques explica que alguns books trazem historinhas criadas pelos alunos, com o objetivo de despertar nas crianças da comunidade do entorno o interesse por cuidar da higiene e saúde bucal. “No nosso trabalho no CEEP, envolvemos sempre a população dentro de uma iniciativa de viabilidade social. Os estudantes, por sua vez, colocam em prática o aprendizado teórico, destacando que procuramos formar profissionais que sejam formadores de boas práticas, corresponsabilizando a comunidade em relação à sua saúde bucal”, enfatizou.