Estudantes desenvolvem grupo de apoio socioemocional aos colegas

Palavras-chave:
Estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, localizado em Salvador, criaram o projeto Grupo de Amigos Motivadores (GAM), que presta apoio socioemocional aos colegas que sofrem de problemas a exemplo da depressão. Nesta quinta-feira (4), a experiência foi apresentada ao secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, na sede da Secretaria, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
 
Fotos: Claudionor Jr.
O estudante Emanoel de Jesus Paixão, 18 anos, idealizador da iniciativa, falou sobre a importância do projeto. “Esse grupo foi criado após eu ter superado uma depressão e, a partir disso, tive a ideia de ajudar outros colegas que venham a sofrer com problemas psicológicos. Superei isto com o desejo de me tornar um secretário de Educação e de, também, dar uma chance aos meus colegas dentro da escola, para que eles possam sonhar ao invés de deixarem a frustração tomar conta dos seus pensamentos e corações”, explicou o aluno, que tem a expectativa de que a experiência seja replicada para outras escolas.
 
O grupo, composto por 29 integrantes, funciona de segunda a sexta-feira na escola. Os estudantes explicaram que trabalham com algumas técnicas da Psicologia, como observação, escuta e outras, que servem como um apoio para os beneficiados. O grupo também conta com o auxílio de estudantes universitários de Psicologia, que fazem acompanhamento no colégio.
 
A coordenadora pedagógica do colégio, Márcia Vilaverde, falou do engajamento dos estudantes com o projeto.  “Os resultados obtidos são muito positivos. O que nos motiva é ver o sorriso deles em cada superação e em poder ajudar outras pessoas a também superarem os seus problemas”, afirmou.

Notícias Relacionadas