Estudantes de Salvador dialogam sobre respeito à diversidade no espaço escolar

Palavras-chave:
Estudantes de seis unidades escolares da rede estadual de ensino em Salvador participaram, nesta sexta-feira (5), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, da ação pedagógica ‘Diálogos com as Juventudes’, que teve como tema ‘Respeito à diversidade no espaço escolar’. O encontro teve o objetivo de levar os jovens a dialogarem e refletirem sobre a convivência e o respeito à diversidade.
 
A programação contou com rodas de conversa sobre temas como ‘Gênero e sexualidade’; ‘Racismo, intolerância religiosa e povos indígenas’; ‘Acessibilidade atitudinal’; e ‘Riqueza da diversidade e sua importância no currículo’. Além disso, dois estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque) fizeram apresentações musicais.
 
Fotos: Josenildo Almeida Ascom/SEC
A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância da discussão dos temas abordados no evento. "Discutir temas como estes são sempre energizantes para os jovens estudantes, pois eles falam de seus dilemas e do respeito ao próximo e ações como esta são fundamentais na construção de um sujeito íntegro".
 
 
A professora do Instituto da Bahia, localizado no município de Camaçari, Lenade Barreto, foi uma das palestrantes da roda de conversa sobre ‘Gênero e sexualidade’, juntamente com a pedagoga e especialista em Educação quilombola, Érica Capinan. “Este é um tema muito pertinente, pois diz respeito às identidades dos indivíduos e quando a gente fala de contexto escolar, nada mais relevante do que trazer essa discussão para este espaço, porque a escola talvez seja a organização social mais importante em termos de saída da família e a escola precisa discutir e ampliar esse debate sobre inclusão”, destacou Lenade Barreto.
 
A estudante Maria Cecília Barbosa, 15, 2º ano, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, disse falou sobre a importância da abordagem. “Em debates como este, podemos aprender mais sobre os assuntos e ter mais propriedade para discutir em qualquer situação dentro e fora da escola”, afirmou. Já o líder de classe do Colégio Estadual Rômulo Almeida, Samir Oliveira Santos, 17, 2º ano, afirmou que “os temas abordados sevem de base para ampliar as discussões com os colegas e combater questões como racismo, homofobia e bullying”.
 
Os colégios estaduais participantes da ação foram: Rômulo Almeida, Edvaldo Brandão, Bolivar Santana, Bento Gonçalves, Aplicação Anísio Teixeira, além do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins (CAS).

Notícias Relacionadas