Estudantes de Paulo Afonso são selecionados para a etapa regional dos projetos de arte e cultura

Foto: acervo pessoal

Os Núcleos Regionais de Educação (NRE) ultimam os preparativos para as seletivas regionais dos projetos de arte e cultura que são desenvolvidos nas escolas da rede estadual de ensino. Enquanto isso, os estudantes apresentam suas criações artísticas por meio da música, poesia, pinturas,vídeos e fotografias nas seletivas escolares. No Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Paulo Afonso, a seletiva reuniu a comunidade estudantil e as famílias em uma grande celebração do conhecimento.

“Meu quadro quis retratar o desmatamento. E a ideia surgiu a partir da paisagem que eu vejo todos os dias", estudante Ariele Almeida

A estudante do 2º ano, Ariele Almeida, 16, selecionada para a etapa regional do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), fala da sua obra. “Meu quadro quis retratar o desmatamento. E a ideia surgiu a partir da paisagem que eu vejo todos os dias ao voltar da escola e que me fez lembrar a ação gananciosa do homem na natureza”. Ela também destaca a oportunidade de participar dos projetos estruturantes. “Essa pintura foi a primeira em óleo sobre tela, apenas desenhava em grafite. Mas pesquisei para aprender e agora minha expectativa na etapa regional é também de me classificar”.

Com o título “Perfeitamente imperfeito”, a estudante do 2º ano, Gabriele San Martin, 16, apresentou a poesia durante o projeto Tempos de Arte Literária (TAL). “Eu quis retratar a corrupção, o bulliyng e o preconceito, por experiência própria. Por isso, queria passar uma mensagem sobre o assunto para o público escolar”. A aluna ressalta o seu interesse pela escrita. “Há dois anos, comecei a escrever, então achei importante participar do projeto com a vontade de chegar até a final em Salvador”.

Foto: acervo pessoal

“Neste ano, tivemos a melhor organização e participação dos estudantes. Fizemos as apresentações no auditório e biblioteca. Oferecemos a melhor estrutura para que os alunos pudessem desenvolver o melhor trabalho”, explicou Paulo Araújo, diretor da unidade escolar.

As criações estudantis desenvolvidas nas escolas serão apresentadas durante o 4º Encontro Estudantil: ciência, arte, esporte. O evento, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, vai promover o 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e a Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). O Encontro Estudantil ainda contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), a Feira de Ciência e de Matemática, a Mostra da Educação Profissional, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).