Estudantes de Conceição do Coité realizam projeto sobre o conflito na Síria

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Trazer para os estudantes o conhecimento mais contextualizado de um tema atual e possível de ser cobrado nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a proposta do projeto “Um olhar sobre a Síria”, protagonizado pelos estudantes do 2º ano do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, do município de Conceição do Coité (a 219 km de Salvador), localizado no Núcleo Territorial de Serrinha (NTE 04). A partir do mapeamento de ambientes de guerra naquele país do Oriente Médio, por meio da utilização de imagens do Google Earth, os alunos foram estimulados a analisar as mudanças ocorridas nas paisagens afetadas diretamente pelo conflito armado.
 
A estudante Andreina Oliveira, 17, conta que o projeto, que envolveu oficinas, apresentação de vídeos e palestras, lhe trouxe uma ampla visão sobre a atual situação de guerra na Síria. “Trata-se de um projeto muito interessante, porque desperta na gente um olhar mais atento sobre uma guerra que está afetando todo um país e trazendo consequências para todo o mundo. Com o mapeamento que fizemos das áreas afetadas pela guerra, nos deparamos com a situação dos refugiados e a destruição de vidas e de sonhos. É um assunto relevante”.
 
A professora de Geografia e orientadora do projeto, Ereni Oliveira, fala do entusiasmo dos alunos com o trabalho, que trouxe à tona assuntos estudados em sala de aula. “Os estudantes das três turmas do 2º ano, divididos em 12 grupos, tiveram a introdução do Sensoriamento Remoto, uma técnica para a detecção das paisagens de guerra. Eles ficaram bem impactados com as imagens de satélite que tiveram acesso. Em uma foto antes da guerra, via-se, por exemplo, edifícios na vertical e nas atuais, esses mesmos prédios estão na horizontal, totalmente destruídos pelo conflito”.
 
Convidada para palestrar sobre a Guerra da Síria, a historiadora Natane Brito falou da importância de os estudantes da rede estadual terem contato com uma temática tão atual para a compreensão de mundo e ter um bom rendimento escolar. “Os conflitos armados atuais representam a maior crise mundial, depois da Segunda Grande Guerra. Pela importância e atualidade do tema, este projeto cumpre um papel importante de contextualizá-lo para que os estudantes tenham uma noção do que está acontecendo no mundo e, assim, estejam preparados para o ENEM, cujas provas têm exigido conhecimentos globais e atuais”.

Notícias Relacionadas