Estudantes da região de Valença estudam o período da ditadura militar por meio da música

Os estudantes da rede estadual da região de Valença têm a chance de conhecer um pouco mais sobre o período da ditadura militar no Brasil com o projeto Música na Ditadura. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o artista, cantor, historiador e professor Isaías Menezes, tem como objetivo debater o papel dos músicos na ditadura e mostrar como os artistas conseguiam driblar a censura imposta pelos militares com suas letras arrojadas, construídas com mensagens veladas de protesto ao regime.

Iniciado no dia 23 de maio, o projeto contempla oito unidades escolares na sede e na zona rural do município. “Apresentamos uma aula diferente. Utilizamos músicas de artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso e Raul Seixas para trabalhar o papel dos músicos na ditadura. Fazemos uma abordagem desde o período pré-golpe, com o governo Juscelino Kubitschek, até a atualidade, com a discussão sobre os limites da liberdade de expressão”, contou o professor Isaías Menezes.

Além das músicas, o professor também utiliza trechos de filmes e videoclipes para interagir com os estudantes na aula que ele chama de bate-papo. “Eu costumo dizer que a aula é mais um bate-papo porque abrimos espaço para o debate, com a participação dos estudantes e também de professores da área de humanas. Nós provocamos os alunos para que eles compreendam esse período e reflitam sobre a história desse período”, explicou.

De acordo com a diretora da Diretoria Regional de Educação de Valença (Direc 5), Flordolina Angélica de Andrade, o projeto está alinhado às atividades pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, dentro do projeto Ditadura Militar Direito à Memória – 50 Anos do Golpe Militar. "Apostamos na ideia do professor Isaías porque queremos que essa geração se aprofunde nesse tema, se aproprie da história e tenha um olhar crítico sobre a Ditadura Militar".

Notícias Relacionadas