Estudantes da rede pública estadual participam de nova videoconferência preparativa para o Enem

O clima era de concentração entre os estudantes da rede pública estadual que participaram de uma nova edição da videoconferência De olho no Enem. A continuidade do plano de ação, que envolve aulas de revisão buscando o aprimoramento do conhecimento da comunidade estudantil em relação ao conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aconteceu nesta quinta-feira (17/10), das 8h às 17h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

Desenvolvida por meio de parceria entre os programas Ensino Médio EM-Ação, Ciência na Escola e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), a videoconferência foi transmitida pelo Portal da Educação e para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc).

“É necessário ressaltar esta importante iniciativa dos nossos professores envolvidos com os vários projetos estruturantes da Secretaria da Educação para fortalecer o aprendizado dos estudantes que se preparam para o Enem”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto. Segundo ele, com a grande adesão em todas as salas da rede pública do todo o Estado que estão transmitindo as aulas, os alunos estão entendendo o trabalho dos educadores e seu empenho em ajudá-los no seu aprendizado.

O secretário frisou, ainda, que o Exame, cujas provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro, é fundamental para o jovem da rede pública que pretende ingressar numa faculdade gratuita, seja estadual ou federal.  “O Enem é um instrumento de democratização do ensino superior, que abre possibilidades de acesso universitário, por exemplo, por meio do ProUni (Programa Universidade Para Todos). Os estudantes estão entendendo isso  e, sendo assim, vão ajudar na construção de uma escola melhor”.

A diretora geral do IAT, Irene Cazorla, também motivou os estudantes que farão o Enem: “Acho que a grande mensagem que posso transmitir aos nossos alunos é acreditar no sonho de que é possível entrar para uma universidade pública, que eles são capazes, mas, claro, precisam estudar. Nós estamos fazendo o nosso esforço para que eles possam ter o direito de aprendizagem  e, consequentemente, o acesso ao ensino superior”, afirmou.

Estudantes atentos – O professor de Sociologia do EMITec, Antônio Carlos Silva, destacou, em sua aula, a importância da sua matéria para o currículo escolar. “A Sociologia trata de assuntos que estão, hoje, na pauta do dia, no país e em todo o planeta, a exemplo da diversidade sócio-cultural brasileira, que tem a ver com qualidade de vida e a convivência entre os diferentes, dentro do exercício da tolerância e do respeito de uns com os outros. Esse tema, provavelmente, estará sendo discutido no Enem”.

Atentos às aulas, os estudantes demonstravam interesse em revisar os assuntos para a prova do Enem. “Essa videoconferência é muito importante nessa reta final. É um momento de aprofundarmos os conteúdos e tirarmos dúvidas”, disse o aluno Jonas Bento, 18 anos, 3º ano, do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira.

Conteúdo digital - A Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, no Portal da Educação, um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. Basta acessar e conferir uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, a Secretaria firmou uma parceria com o Geekie Games, para oferecer um simulado on-line.

A primeira videoconferência, realizada no último dia 3 de outubro, atingiu um quantitativo de, aproximadamente, 1.500 estudantes. Além das dicas para a realização do Enem, durante o evento os professores apresentam várias ferramentas pedagógicas disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, como a Plataforma Geekie, Professor WEB, Sesi-Matemática, Conteúdos Digitais Educacionais, entre outras.