Estudantes da rede estadual são semifinalistas da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Palavras-chave:
Estudantes dos colégios estaduais Aristides Cedraz de Oliveira, no município de Ichu, e de Boquira, no município de Boquira, são semifinalistas baianos da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Até o dia 12 de novembro, professores e suas turmas classificadas na Etapa Estadual participam do “Encontros de semifinalistas”, evento virtual que propõe uma série de atividades culturais e formativas promovido pela organização. No encerramento, os semifinalistas de cada gênero literário participam de uma live, na qual será divulgada a lista dos classificados para a etapa nacional. 
 
A rede estadual de ensino está representada na categoria “Artigo de opinião", com a estudante Lorrana de Almeida Sampaio, 3º ano do Ensino Médio do Aristides Cedraz, autora do texto “Aglomeração na pandemia: um ato de desamor ao próximo”. E na categoria “Documentário”, o Colégio Estadual de Boquira foi classificado para as semifinais da olimpíada com dois vídeos: “De Macacos a Boquira”, assinado pelos alunos Iasmin Kelle Oliveira Portela, Tainara Santos de Jesus e Renata Stefane Souza Gualberto; e “Jovens estrelas de ouro”, de Ronny Euller de Oliveira, Aline Santos Souza e Yasmin Pérola Silva Souza. Os seis estudantes são do 2º ano do Ensino Médio. 
 
Ronny Euller relata sobre a conquista de ter chegado, junto com os colegas, na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa. “Desde o primeiro dia de planejamento e gravações, nosso intuito foi conquistar uma boa classificação, colocando todo o esforço na produção. A cada etapa que o documentário passava, mais esperançoso e satisfeito eu ficava com o resultado. Ter chegado até aqui é um orgulho para a gente. Agora, as expectativas é chegarmos na Etapa Nacional, disputando com os melhores participantes do evento, o que é algo quase que inacreditável, em meio à mistura de sentimentos de felicidade e nervosismo”, disse, representando a equipe autora do documentário.
 
Lorrena também fala da importância de estar participando da Olimpíada de Língua Portuguesa. “Aprendi muito sobre como escrever textos argumentativos e as discussões nas aulas foram essenciais para pensar sobre os problemas no lugar onde vivo. As minhas expectativas são grandes por estar apresentando a Bahia. Espero do curso “Encontros de semifinalistas aprender muitas coisas novas sobre leitura e escrita, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências”, relata a estudante. 
 
A Etapa Nacional, que acontece no dia 30 de novembro, com a seleção de professores e turmas de estudantes. O evento de premiação acontece no dia 10 de dezembro. Mais informações sobre a sétima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser obtidas no site do evento, clicando em https://bit.ly/3bdZycy.
 
Bahia Olímpica - Através do Programa Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. Entre os anos de 2019 e 2021, o programa registrou 1.510.591 inscrições nas mais de dez olimpíadas científicas, com a conquista de 2.195 medalhas por alunos baianos.

Notícias Relacionadas