Estudantes da rede estadual são premiados em concurso de marchinhas

“Demoramos tanto para a liberdade/E hoje lutamos pela igualdade/ Tentando acabar com o preconceito/ Sou negro, tenho orgulho e bato no peito”. Essa é a primeira estrofe de “Negro”, vencedora do 1º Concurso Baiano de Machinhas, categoria estudantil, composta pelos estudantes Jackson Araújo e Oséias Alves, alunos do 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Professora Maria Anita, localizado no bairro de Praia Grande, em Salvador.

A final do concurso, que ocorreu nesta quinta-feira (13/02), no Clube Fantoches, em Salvador, foi promovida pelo Bloco Os Mascarados, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e da Rede Bahia. Ao todo, 10 temas finalistas foram analisados pelos jurados na noite que teve, ainda, show de Baby do Brasil.

“Estou muito feliz com a vitória. Agradeço a minha escola por nos incentivar a produzir arte. Compomos inicialmente para um trabalho escolar e, por coincidência, surgiu esta oportunidade de participar do concurso”, explica o estudante Jackson Araújo. A dupla de compositores foi premiada com R$ 2.000,00, e a música será apresentada no próximo Carnaval, durante o desfile do bloco Os Mascarados.

 

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação

Segundo a fundadora do grupo Os Mascarados, Jaqueline Azevedo, a realização do concurso foi um sucesso. “Tivemos um número expressivo de inscrições, porém constatamos que muitas composições saiam da linha de marchinhas. Por isso, acreditamos que, com o decorrer dos próximos concursos, o evento se torna um meio de divulgar este estilo, e a tendência é crescer ainda mais”, destacou. Ao total, entre as categorias livre e estudantil, foram inscritas 317 marchinhas.

Entre os jurados, estava o músico Armandinho Macedo, que ressaltou a qualidade das músicas. “Podemos perceber boas composições. Não há como não se entusiasmar com esta nova geração”, disse. Completaram a banca julgadora o maestro Fred Dantas, Osmar Martins, Ana Rosa Ramos, Márcia Rios e Ronaldo Jacobina.

Incentivo – O incentivo à produção artística dentro das escolas da rede estadual de educação já se constitui como uma prática da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Para dinamizar a escola e promover o protagonismo juvenil, a Secretaria desenvolve uma série de projetos de cunho científico, esportivo, artístico e cultural. A cada ano, os estudantes apresentam a culminância dessas produções construídas nos contextos escolares em um grande encontro.

“O concurso é um reforço aos projetos que a Secretaria já desenvolve, com a juventude estudantil, nas distintas linguagens artísticas. É um estímulo para que a atividade artística faça parte da vida das pessoas”, declara a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre. “Com o concurso, contemplamos a marchinha, um gênero específico de música, dentro das produções artísticas da nossa rede, além de dar voz aos professores e coordenadores, que nas atividades desenvolvidas pelas unidades escolares, atuam como mediadores”, acrescenta.
 

Marchinhas premiadas:

Categoria Estudantil:

- Premiação única

Música: Negro

Compositores: Jackson de Sousa e Oséias Alves
 
Categoria Livre:

1º Lugar

Música: Me cutuca

Compositores: Marcelo Quintanilha e Gerson Guimarães
 

 

2º Lugar

Música: Ele é mulher no Carnaval

Compositores: Edu Casanova, Marcella Bellas e Tenison Del Rey


3º Lugar: Menina sem vergonha

Compositores: Eduardo Gouveia, Hermano Gouveia e Rodrigo Piscini

Notícias Relacionadas