Estudantes da rede estadual podem participar de concurso de vídeos de curta-metragem

Encerram nesta terça-feira (29/04) as inscrições para a segunda edição do Prêmio Curta Histórias – concurso de vídeos de curta metragem destinado a alunos da educação básica da rede pública de ensino. A iniciativa é do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), e tem o objetivo de incentivar talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas cinematográficas de cunhos cultural e educativo em escolas públicas brasileiras. As inscrições podem ser feitas por meio da página www.curtahistorias.org.

Para valorizar a educação quanto às relações étnico-raciais, conforme a Lei Federal nº 10.639/03, que completou dez anos no ano passado e trata do ensino da cultura africana e afro brasileira, o prêmio terá como tema, este ano, as personalidades negras brasileiras.

Os estudantes podem participar em quatro categorias: ensino fundamental – anos iniciais; ensino fundamental – anos finais; ensino médio e educação de jovens e adultos. Cada escola pode inscrever um vídeo de até um minuto, sem contar os créditos, por categoria, e os grupos devem ser formados por um professor ou educador responsável e até cinco alunos.

O prêmio selecionará cinco finalistas em cada categoria. Entre esses, serão escolhidos um pelo júri popular e outro pela comissão julgadora final. Os vencedores serão anunciados na página do Curta Histórias na Internet e deverão comparecer à Cerimônia de Premiação, que ocorrerá no Ministério da Educação, em Brasília, no dia 28 de maio.

Prove – Para incentivar a produção de vídeos nas escolas da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza o projeto Produções de Vídeos Estudantis (Prove). Na edição 2013, inclusive, dois filmes trataram da temática: Preconceito Social, de estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Malhada das Pedras, no município de Malhada das Pedras e Antonieta, de autoria de alunos dos 8º e 9º anos, do Colégio Estadual Eduardo Fróes da Motta, de Feira de Santana.

“No ano passado, o Prove foi realizado em 870 escolas da rede estadual de ensino, promovendo mostras de curtas escolares e regionais”, ressaltou a coordenadora de projetos intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre. Após o processo seletivo, completa, a mostra exibiu 15 curtas produzidos por estudantes das diversas regiões do Estado no 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, que aconteceu em novembro, na Arena Fonte Nova. “Nesses vídeos, os alunos percebem o cenário baiano, as cidades e os sertões, os fenômenos da vida cotidiana, os tipos sociais, os personagens e os preconceitos, as lendas, os sonhos, transitando no reino da arte fílmica entre o passado, o presente e o futuro, para abordar questões das diversas e distintas temáticas, da realidade à ficção, sem perder as esperanças”, diz.

Notícias Relacionadas