Estudantes da rede estadual participam de palestras sobre a ditadura no Tribunal Regional Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE - BA) realizou, nesta quinta-feira (20/11), no auditório da sede, no Centro Administrativo, um debate sobre os 50 anos do Golpe Civil Militar e a Ditadura Militar no Brasil. O evento, que teve parceria com a Secretaria da Educação, encerrou as atividades que iniciaram na segunda-feira (17), e contou com a exposição “Imagens de uma Bahia Militarizada” e a exibição do filme “O dia que durou 21 anos”. Estiveram presentes o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e o presidente da corte, Desembargador Lourival Almeida Trindade, além de estudantes da rede estadual de ensino.

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação

Uma das palestrantes, a doutora em História e professora da Uneb, Cristina Luna, falou sobre a ação do golpe, seu desenvolvimento, a transição e as suas consequencias. “O que defendemos é que o golpe teve uma ampla participação de setores da sociedade civil, principalmente apoiadores do grande capital e que possuíam ligações com organizações externas. Por isso,  não consideramos uma ação exclusivamente militar”, explica a professora.

Já a professora Lucileide Cardoso destacou a repressão como forma de impedir a expressão da sociedade por meio do medo. “Ao resgatar essa memória através de relatos, pesquisas e documentos, damos passos para apresentar o valor da democracia, valorizando os acontecimentos como forma de aprendizado”, ressalta.

Presente no debate, a estudante do 2º ano, do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, Elizani Fernanda de Souza, destaca a importância de estar consciente sobre o assunto. “É um momento que houve muita repressão e os estudantes não podiam se expressar. A luta pela liberdade era intensa, por isso o momento também se torna inspirador”, declara.

Após a palestra, os estudantes puderam acompanhar os depoimentos de testemunhas da ditadura, como o publicitário Carlos Sarno, Carlos Augusto Marighella (filho do guerrilheiro Carlos Marighella), e o juiz aposentado Theodomiro Romero dos Santos.

Exposição - A exposição “Imagens de uma Bahia Militarizada”, integrante do projeto “Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe”, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, traz imagens, notícias, informações e recortes de jornal que relatam a história do Golpe de 64. “Precisamos fazer com que esse conteúdo possa chegar aos nossos jovens, para que as novas gerações tenham consciência do impacto da ditadura na vida dos brasileiros”, declarou o secretário Osvaldo Barreto, sobre a importância de fazer com que o conteúdo da exposição chegue para estudantes e comunidade.

O tema da exposição também aborda a censura às artes, o aumento da repressão, o cotidiano do cárcere e a violência contra os que se opuseram ao regime.