Estudantes da rede estadual participam da Feira Literária de Barreiras

Estudantes da rede estadual estão participando do maior evento literário do Oeste da Bahia, a Festa Literária de Barreiras (FLIB) - “O Oeste na Rota das Letras”, edição 2018, que começou na quinta-feira (17) e segue até este sábado (19), no Parque de Exposições Geraldo Rocha. Um ponto de encontro para estudantes e visitantes é a Tenda do Núcleo Territorial de Educação de Barreiras (NTE 11), que homenageia a escritora e historiadora Ignês Pitta. No espaço, os visitantes podem conferir a exposição das obras dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e da Educação Patrimonial e Artística (EPA), desenvolvidos nas escolas da região, e livros de autores baianos.
 
“A participação dos estudantes da rede estadual está maravilhosa. Eles estão muito atuantes, sendo protagonistas de todo o evento. Todos os dias e durante todo o dia, nossos estudantes estão participando das apresentações de dança, música, recital de poesia, declamando poemas, dialogando nas rodas de conversas com professores ou com escritores ou artistas locais”, conta a diretora do NTE11, Maria Aparecida Vasco, que nesta sexta (18), participou de uma roda de conversa, sobre o livro “Cabelo Belo”, com as escritoras Gedalva da Paz e Valuza Saraiva.
 
O estudante Israel Lopes, 18, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Barreiras, participa da FLIB pela primeira e diz que está encantado com tudo que está presenciando. “Já assisti vária apresentações e visitei alguns espaços. É um evento muito interessante, um trabalho influenciador, principalmente no que diz respeito ao conhecimento cultural e literário para nós estudantes. A cidade está cheia de visitantes e artistas. Estou gostando desta movimentação toda e de tudo que estou vivendo aqui”, confessa.
 
Já Marcos Paulo Alves, 17, 3º ano, revela que foi conferir, com seus colegas do Colégio Estadual Anníbal Alves Barbosa, também em Barreiras, as novidades literárias. “Gosto muito da FLIB, porque eu gosto muito de ler e a leitura nos proporciona conhecimento para adquirir direitos e por ser um espaço democrático, que traz culturas, tradições, se tornando um espaço de ensino e aprendizagem. Já conferimos algumas obras de artes, apresentações de capoeira, de dança, diálogos literários e até já adquiri alguns livros”, conta.   
 
Acompanhando os estudantes do Colégio Estadual Herculano Farias, também em Barreiras, a gestora Audemara Vieira, diz que as manifestações diversas envolvendo os estudantes na FLIB são contribuições para o crescimento pessoal de cada um. “Tem sido um momento ímpar de aprendizagem. Os estudantes, de todas as idades, têm a oportunidade de apresentar aqui, através de várias manifestações culturais, todos os sentimentos, história de vida e situações que vivenciam e são importantes no seu processo de aprendizagem. Ter a oportunidade de mostrar isso em um evento grandioso como a FLIB é, com certeza, uma grande experiência e que vai se desdobrar em aprendizagem escolares e para vida”, parabeniza.
 
Durante os três dias, mais de 100 atrações passarão pela FLIB, divididos em cinco rotas, com a proposta de agradar todos os públicos, desde o infantil, com a Flibinha, o juvenil, com as oficinas e apresentações de escolas, até o público adulto, com atrações, musicais, mesas redondas e muita literatura, no palco e no auditório. O evento mobiliza escritores, jornalistas, editores, poetas, cantores, estudantes e apaixonados pela literatura de toda a região.
 

Notícias Relacionadas