Estudantes da rede estadual encantam o público com atividades alusivas à Páscoa no Shopping da Bahia

A Páscoa está reservando momentos especiais para os estudantes da rede estadual que estão participando da “Páscoa luz na Terra do Salvador”, montado no 3º piso do Shopping da Bahia. Por meio dos projetos Fábrica-Escola do Chocolate e Escolas Culturais, da Secretaria da Educação do Estado, os estudantes mostram como é o processo de fabricação do chocolate e como isto está vinculado à formação profissional de quem faz diferentes cursos técnicos de nível médio e, também, realizam apresentações de arte e cultura. Mais de 300 estudantes de 20 escolas da rede estadual estão envolvidos com a iniciativa.
 
O subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, visitou o espaço na tarde desta segunda-feira (26) e destacou a importância da iniciativa. “Os nossos estudantes estão mostrando, por meio das distintas linguagens artísticas, como a arte e a cultura estão presentes no cotidiano das nossas escolas e, por outro lado, como o chocolate foi incluído com a perspectiva pedagógica, de formação profissional dos futuros técnicos de nível médio, que poderão se tornar empreendedores. Então, este espaço reserva cores, sabores e muito conhecimento para quem passar por aqui”, afirmou.
 
Fotos: Gabriel Carvalho
E os estudantes surpreenderam e encantaram o público que visitou o espaço, como foi o caso dos envolvidos com o projeto Fábrica-Escola de Chocolate. A fábrica foi inaugurada pelo Governo do Estado, no município de Gandu, e serve de laboratório para os futuros técnicos de nível médio. Na “Pascoa Luz”, os alunos do Centro Territorial e Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), ao qual a Fábrica-Escola está vinculada, estão mostrando como o chocolate é feito, destacando a riqueza histórico-cultural do produto e a relação do chocolate com as suas formações técnicas. Durante a atividade, que acontecerá até 1º de abril, os visitantes terão a oportunidade de degustar o chocolate ali mesmo.
 
Já no Palco das Escolas Culturais é possível assistir a performances musicais, de teatro, poesia e coral, que nesta segunda, contou com a participação de integrantes de grupos de dança dos colégios estaduais Ypiranga, Rotary e Elizabeth Chaves Veloso, em Salvador. Uma das atrações foi o Grupo Dancey, formado pelos estudantes Caila Sabrine Góes, 17, 1º anos, Luiz Carlos Soares, 16, 2º ano, Rafaela Amorim, 15, 1º ano e Daniela Aparecida, 15, 8º ano, do Colégio Estadual Ypiranga, no Largo 2 de Julho.
 
Caila falou sobre a emoção do momento. “Estou feliz de apresentarmos em um espaço diferente aos que estamos acostumados, para uma plateia diversificada, representando a nossa escola. Isto nos dá visibilidade, o que é muito gratificante”, declarou. Luís Carlos também deu o seu depoimento: “Tivemos a oportunidade de mostrar um pouquinho do nosso trabalho para um público diferente, o que foi um desafio e um aprendizado”.
 
 
O professor articulador da Educação Integral na unidade escolar, Zumiro de Castro Jr., destacou a importância do protagonismo juvenil no evento: “Eles já se apresentaram em diversos espaços, mas em um shopping foi a primeira vez. Ficaram ansiosos, mas cumpriram bem a missão de protagonistas de suas vivências escolares, que são trabalhadas na nossa escola através de projetos ligados às artes e ao esporte, como teatro, poesia, dança, judô. E isto significa desenvolver neles a criatividade, o senso de responsabilidade, o aumento da autoestima”.
 
O Grupo Black Dance, do Colégio Estadual Elizabeth Veloso, no bairro do Cabula VI, também se apresentou, mostrando a coreografia “Empodere-se”. O estudante Luiz Roque Santos, 16, 8º ano, um dos 25 integrantes, falou sobre a oportunidade: “Foi uma chance de mostrarmos o nosso talento e uma forma de reconhecimento do nosso trabalho em um espaço interativo, como um shopping, e dentro de um evento que traz, ainda, a experiência de alunos que atuam na Fábrica-Escola do Chocolate”.
 
Fábrica do Chocolate – Até o final do evento, estudantes do CETEP do Baixo Sul ligados à Fábrica-Escola do Chocolate – que funciona como um laboratório para os futuros técnicos de nível médio – farão demonstrações de como o produto que tem como base o cacau do Sul da Bahia está presente na formação profissional de quem faz diferentes cursos técnicos de nível médio.  Como explicou o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, a ideia da participação dos estudantes é mostrar “como as culturas do cacau e do chocolate fazem parte da história da Bahia e quais as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretara da Educação, pela valorização da cultura cacaueira nos processos de ensino, aprendizagem e formação profissional dos estudantes”.
 
Durante o “Páscoa luz da terra do Salvador”, além de demonstrar como é a preparação do chocolate, os alunos da Fábrica-Escola do Chocolate, distribuem chocolate com diferentes teores de cacau para degustação dos visitantes do espaço.
 
>> Programação: Segunda-feira (26)
  • 16h – Apresentação musical e de teatro - Colégio Estadual Ypiranga.
  • 17h – Grupo de dança - Colégio Estadual Rotary.
  • 18h – Grupo Black Dance - Colégio Estadual Elizabeth Chaves Veloso.
Terça-feira (27)
  • 10h – Grupo de teatro, música e dança contemporânea - Colégio Estadual Marquês de Maricá.
  • 11h – Grupo de dança - Escola Estadual Professora Candolina.
  • 11h30 – Grupo artístico de dança e música- Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães.
  • 14h – Orquestra Gema (Flautas) e Orquestra de Violões e Outras Cordas- Centro Estadual de Educação em Música.
  • 15h – Grupo de teatro e dança - Colégio Estadual Alfredo Magalhães.
  • 17h – Apresentação de karatê - Colégio Estadual Pedro Calmon.
Quarta-feira (28)
  • 10h – Dança, música e teatro - Colégio Estadual Odorico Tavares.
  • 11h – Dança e música - Colégio Estadual Ruy Barbosa.
  • 14h – Coral do Centro Estadual de Educação Profissional em Música e APTO TRIO (Professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Música).
  • 15h30 – Grupo de dança - Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino.
  • 17h – Coral estudantil - Escola Estadual Solange Hortélio Franco.
  • 18h – Grupo Black Dance - Colégio Estadual Elizabeth Chaves Veloso.
Quinta-feira (29)
  • 10h – Teatro, dança e música - Colégio Estadual Elizabeth Chaves Veloso.
  • 11h – Grupo de dança - Colégio Estadual Mascarenhas de Moraes.
  • 11h30 – Grupo de dança - Colégio Estadual Norma Ribeiro.
  • 15h – Grupo de dança flamenca - Colégio Estadual Deputado Naomar Alcântara.
  • 16h – Grupo de dança contemporânea - Colégio Estadual Dalva Matos.
  • 17h – Grupo de dança e música - Colégio Estadual Ruy Barbosa.
  • 18h – Grupo de dança e música - Colégio Estadual Noêmia Rego.
Sábado (31)
  • Programação especial de Páscoa
Domingo (1º)
  • Programação especial Domingo de Páscoa

     

Notícias Relacionadas