Estudantes da rede estadual de ensino conhecem a história da música baiana em aula-show

Estudantes da rede estadual vão ter a oportunidade de mergulhar no universo da musicalidade baiana. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Teatro Castro Alves (TCA), vai possibilitar que os alunos participem de uma sessão exclusiva do projeto História da Música Baiana, idealizado, apresentado e dirigido por Paulinho Boca de Cantor. A ação vai acontecer nesta segunda-feira (22/07), às 15h, na Sala Principal do TCA. Cerca de 1.500 estudantes do ensino médio, de 21 escolas da rede estadual, vão participar da iniciativa.

Dorival Caymmi - ícone da música baiana

O projeto é desenvolvido em formato de aula-show, com diversas canções que contam muito da cultura da Bahia. Através de elementos como o Samba de Roda, que é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade, o Ijexá, o Rock de Raul Seixas, além de Caymmi e dos movimentos Tropicalista e Pós-tropicalista, a iniciativa resgata a trajetória da musicalidade e das manifestações populares da Bahia em sua diversidade de ritmos, estilos musicais e sons. A iniciativa possibilita o acesso dos estudantes a essa vivência musical, como expressão da vida cultural e artística.

De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, viabilizar o acesso dos estudantes a espetáculos e espaços culturais faz parte do compromisso do Governo do Estado de incluir a arte e a música no currículo escolar. “Entendemos o estudante como sujeito de criação artística e, como tal, ele tem a necessidade de estar articulado a espaços que se constituem como fóruns de criação artística”, contou a coordenadora, ressaltando que a aula-show será gravada e distribuída em DVD como material pedagógico para todas as escolas da rede estadual de ensino.

O espetáculo – A aula-show é uma narrativa temporal da musicalidade baiana, contada através da pesquisa e do olhar de Paulinho Boca de Cantor. Entre uma música e outra, o espetáculo mostra, em duas horas de duração, a origem, a mistura de etnias, ritmos, o pioneirismo da Bahia na música popular, os primeiros artistas de projeção nacional e os momentos e movimentos marcantes. As canções apresentadas correspondem ao período de 1902 à atualidade, de Xisto Bahia e Assis Valente até o Arrocha e o Pagode.                                                                                       

A articulação da Secretaria da Educação do Estado com artistas e com os diversos órgãos da Secretaria de Cultura são ações constantes, bem como a realização de políticas culturais nas escolas da rede estadual. A fim de promover o desenvolvimento de diversas linguagens artísticas e diversificar os currículos escolares, a Secretaria mantém projetos como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produções de Vídeos Estudantis (Prove), além do Artes Visuais Estudantis (AVE), que já teve o foyer do TCA como primeiro espaço para exposição.

Notícias Relacionadas