Estudantes da Educação Profissional prestam serviços gratuitos à comunidade de Irecê

Foto: arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (Cetep) realizam, até esta quinta-feira (20/08), a segunda edição da Semana de Saúde. Os futuros técnicos em Enfermagem e Análises Clínicas estão prestando serviços gratuitos à comunidade, como aferição de pressão, teste de glicemia, índice de massa corpórea, tipagem sanguínea, além de prestar orientações sobre hábitos de alimentação saudável. A ação permite que os estudantes aliem teoria e prática e aprendam o valor social das futuras profissões.

“Gostei muito do atendimento. Eles estão preparados para o mercado de trabalho”, professora Solange Maciel

A ação tem como base o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa à integração família-escola e tem a Educação Profissional como uma das políticas públicas prioritárias. População, estudantes e professores de outras instituições estão sendo contemplados com atividades como palestras, mesas-redondas, ações práticas, exposições, dentre outras. As ações acontecem nos três turnos, simultaneamente, no Cetep Irecê e, também, na Faculdade de Irecê e no Colégio Estadual Luiz Viana Filho.

O estudante do curso de Enfermagem, Zandonaide Gama, 32 anos, afirma que o contato com a comunidade é necessário para colocar em prática o aprendizado adquirido no Cetep. “Com esta ação, desenvolvemos melhor o nosso trabalho e conseguimos fazer um atendimento direcionado ao público”, destaca.

A professora Solange Maciel, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho aproveitou a visita dos alunos do Cetep para aferir a sua pressão arterial.  “Gostei muito do atendimento. Eles estão preparados para o mercado de trabalho”. Já a aluna do colégio, Fátima Luisa Carneiro, 17 anos, também não ficou de fora. “Os estudantes do Cetep calcularam o meu índice de massa corpórea e também verificaram qual é o meu tipo sanguíneo. Agora vou poder doar sangue porque está tudo certo com a minha saúde”, afirma.
 

Foto: arquivo pessoal

De acordo com Carlos Ney de Oliveira, vice-diretor do mundo do trabalho do Cetep Irecê, a iniciativa é importante para que os estudantes possam colocar em prática o conhecimento obtido em sala de aula. “As atividades visam sensibilizar o educando para o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e tecnológica, e de intervenção social, relacionados às atividades de ensino e pesquisa, além de promover a integração entre a comunidade escolar e a população”, acrescenta.

 

 

Notícias Relacionadas