Estudantes da Educação Profissional discutem turismo e cultura popular

O município de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, sedia, desta quarta (25/09) a sexta-feira (27/09), o IV Encontro de Estudantes do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer da Rede Estadual de Educação Profissional. Este ano, o evento traz como tema “Turismo e Cultura Popular: memórias de um povo”.  A atividade, organizada pelo Ceep em Turismo do Leste Baiano, traz na programação palestras, apresentações culturais, oficinas pedagógicas, mesas temáticas e visitas técnicas.

Terno de Reis de Santo Amaro / Foto: Gov/BA

A perspectiva desta edição é oportunizar uma ampla discussão sobre a importância da cultura popular para o fortalecimento e sustentabilidade do Turismo e Hospitalidade no processo de formação técnica dos técnicos de nível médio, além de ressaltar a relevância do turismo do ponto de vista social, econômico e ambiental para os 27 Territórios de Identidade da Bahia. O momento também contribui para a formação dos estudantes, na medida em que dará visibilidade ao vasto campo de atuação destes futuros técnicos, de modo que tenham maiores chances de uma inserção cidadã no mundo do trabalho nos Territórios de Identidade onde vivem, da caatinga ao litoral.

Durante os três dias de evento, estarão reunidos estudantes de diferentes Centros que ofertam cursos técnicos do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, como por exemplo: Guia de Turismo, do Ceep Vale do Paraguaçu, em Maragogipe; curso técnico Guia de Turismo, do Ceep em Gestão Severino Vieira, em Salvador; e técnico em Guia de Turismo, Hospedagem, Serviços de Restaurante e Bar, do Ceep em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel, em Seabra.

Programação – A abertura do encontro aconteceu às 14h, no próprio Centro, com o painel sobre “A importância da cultura popular para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo e da economia regional como uma vertente da política pública para o empreendedorismo do saberes do povo”. Às 17h30, no Coreto da Praça Municipal, os estudantes das diferentes delegações ficaram responsáveis por apresentações culturais, dentre elas: interpretações musicais de canções do Recôncavo e da Música Popular Brasileira (MPB), interpretações de dança, como o samba de roda, destacando os estilos: batuque, chula, corrido, além de declamações de poesia e muito mais.

O segundo dia do Encontro, a partir das 8h desta quinta-feira (26/09), será aberto com mesas temáticas que debaterão os seguintes temas: A Importância das Cidades do Recôncavo para o Turismo, o Turismo Cultural no Recôncavo Baiano, Políticas Públicas para o Turismo: avanços e desafios e Os Desafios no Processo de Formação Técnica dos Estudantes do Eixo Hospitalidade e Lazer: uma questão de gestão pública.

Pela tarde, das 14h às 17h, serão realizadas as oficinas pedagógicas: Produção de Máscaras; Registros Fotográficos e Matrizes do Recôncavo: samba de roda, capoeira e maculêlê. Ainda pela tarde, haverá uma exposição de projetos sobre turismo, desenvolvida pelos estudantes. O Ceep em Turismo, do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel, de Seabra, irá apresentar uma pesquisa  sobre a Educação Patrimonial, que tem o intuito de valorizar a paisagem natural da Chapada e apresentá-la a baianos e turistas.

Para a estudante Roberta Silva, do 4º ano do curso técnico em Guia de Turismo, do Ceep em Turismo do Leste Baiano, a participação no encontro irá enriquecer muito a formação de todos os estudantes. “Esse intercâmbio permitirá o conhecimento de outras culturas, e de como os outros colegas pensam o tema proposto para a nossa discussão. Santo Amaro é um berço da cultura popular, tem uma riqueza histórica e cultural e um potencial turístico que possibilitará aos visitantes vivências e experiências culturais de modo agradável e criativo”, afirmou.

O diretor do Centro, Cristiano Vitorio, define o encontro como uma política pedagógica de troca de saberes, vivências e experiências na Educação Profissional. "Por meio desta atividade, estaremos fortalecendo o processo educativo destes estudantes, além de viabilizar a construção de um espaço para a reflexão dentro de uma perspectiva teórica e prática”, concluiu.