Estudantes da Educação Profissional apresentam projetos de intervenção social em Irecê

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê estão realizando uma mostra de projetos de intervenção social, nestas quinta e sexta-feira (7 e 8). A iniciativa reúne 48 projetos desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Enfermagem, Análises Clínicas, Agropecuária, Comércio, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Nutrição e Dietética, Administração, Agroecologia e Publicidade nos municípios da região. As atividades possibilitam que o estudante vivencie situações e compreenda a dimensão social da futura profissão, contribuindo para a sua formação profissional.
 
A professora de intervenção social, Manuela Levi, do CETEP de Irecê, falou sobre a importância desta experiência. “Adotar este método pedagógico é fundamental para a formação do aluno. O projeto sai daquele lado tecnicista e que no fim termina sendo relegado apenas na esfera interna da unidade. Com a intervenção social eles podem realmente aperfeiçoar as funções de sua profissão, sendo capacitados a intervir no mundo do trabalho e na sociedade”, destacou.
 
A estudante Ericarla Rocha, 19, do curso técnico em Análises Clínicas, explicou como surgiu o projeto que atendeu 24 moradores do povoado de Mata Verde que fica a 20 km de Irecê. “Quando fizemos o estágio, percebemos que os pacientes tinham dificuldades na coleta correta de material para o exame de parasitológico. Por isso, fizemos duas visitas ao local onde nos dirigimos às casas dos moradores e realizamos palestras para informar os métodos corretos de coleta, evitando a contaminação do material e, consequentemente, que implique em um falso positivo”, relatou.
 
A estudante Soledade Oliveira, 26 anos, do curso técnico em Enfermagem, contou sobre a intervenção realizada na escola municipal da cidade. “Fizemos um atendimento a 40 alunos sobre saúde e tivemos muito êxito nas informações passadas e no esclarecimento das dúvidas”, afirmou.

Notícias Relacionadas