Estudantes da Educação Profissional apresentam experiências na II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais

O pote de barro, geralmente usado para armazenar água potável, como inspiração para a criação de um chuveiro para o banho frio. Esta é uma das experiências que estão sendo apresentadas na II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, que contou com abertura, nesta terça-feira (03/09), e que segue até quinta-feira (5/09), no 4º piso do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O evento, no primeiro dia, recebeu a visita do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

A Feira é aberta ao público, das 8h30 às 18h, e reúne tecnologias sociais desenvolvidas por estudantes de 80 cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional. Eles vieram de várias regiões do Estado, representando os 27 Territórios de Identidade da Bahia.  São chamadas tecnologias sociais porque têm grande alcance e benefício social, resolvendo um problema específico com custos acessíveis.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Para o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, a Feira e todas as tecnologias sociais apresentadas demonstram a qualidade da escola pública e o envolvimento dos estudantes e professores na produção de conhecimentos que dão retorno às comunidades nas quais estão inseridos. “A Educação Profissional foi assumida como política pública prioritária pelo Estado, dialogando, permanentemente, com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia e com as agendas territoriais. E é uma alegria muito grande ver a quantidade de jovens que estão tendo a oportunidade dessa formação profissional, uma formação que, certamente, ajudará estes jovens na construção de um processo cidadão para suas vidas”, disse.

O chuveiro para banho frio, por exemplo, foi feito por estudantes do curso técnico de nível médio em Eletromecânica, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga, em Salvador. “É uma tecnologia ecológica, sustentável e influi muito na nossa formação porque este experimento envolve, dentre outras coisas, hidráulica, física, e contribui para que a gente pense na aplicação das técnicas para o futuro”, afirmou a estudante Grace Ferreira, 18 anos.

Higiene pessoal – Os futuros técnicos em Enfermagem, do Cetep Antônio Conselheiro, de Uauá, desenvolveram um enxaguante bucal com cravo da índia, gengibre e extrato de própolis, que serve para combater o mau-hálito e outras doenças bucais, como gengivite, tártaro, afta e placas bacterianas. Os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Ceep em Gestão e Meio Ambiente, de Guanambi, também dão a contribuição apresentando o sabão e o detergente ecológico, feito com óleo residual.

"Me sinto muito preparado para o mundo do trabalho e orgulhoso de estar terminando um curso de tanta qualidade na escola pública" - Patrick Jones - Estudante

Meio ambiente – De Ribeira do Pombal, a estudante Jacilene Almeida, 16, do curso técnico em Agropecuária, demonstrou, por meio de maquete, a horta sustentável que dispensa práticas danosas ao meio ambiente, como queimadas e o uso de agrotóxicos. “A horta é feita por círculos e no meio fica um galinheiro. Os animais servem para alimentação humana e os estercos para adubar a horta. Também utilizamos o gotejamento para a irrigação racionalizando o uso da água. Essa experiência já vem sendo aplicada na zona rural e me ajuda a ter uma consciência maior sobre práticas sustentáveis no exercício da minha futura profissão”, explicou.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Robôs – Os estudantes Eduardo Teixeira, Patrick Jones e Renan Cabral, do Técnico em Informática do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Itaparica, em Paulo Afonso, apresentam pequenos robôs para demonstrar automação de processos através de sensores. Um dos robôs utiliza, como base na fabricação, uma tábua de carne e outros foram feitos utilizando escova de lavar roupa, LED de carro de controle remoto, DC de drive e um interruptor. “Um robô desse pode chegar a área remotas, substituindo o homem e evitando riscos. Pode, por exemplo, levar água para uma pessoa presa em um desabamento”, comentou Eduardo.

Do Cetep do Extremo Sul II, em Eunápolis, os estudantes do técnico em Design de Móveis expõem, dentre outras coisas, uma mesa feita com aro de bicicleta, rack de caixote de feira e outros móveis, como centros e base para camas feitas de palete.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, ressaltou a importância dessa formação para a inserção dos jovens no mundo do trabalho. “Esse conjunto de tecnologias sociais que está sendo apresentado retrata bem a produção do conhecimento nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, e, mais do que isso, destaca como os estudantes aprendem a técnica e valor social das suas futuras profissões, melhorando a vida das pessoas.”

Encontro – Paralelamente à feira, também acontece, de terça (03/09) a quinta-feira (05/09), no Centro de Convenções, o III Encontro de Educação Profissional da Bahia, que apresenta como tema central: “A efetividade social, a qualidade pedagógica e Controle Social: O melhor para os que mais precisam”. O encontro reúne cerca de 1.400 pessoas entre gestores, professores e estudantes dos Centros Estaduais, Centros Territoriais e unidades de ensino que ofertam Educação Profissional.

Abertura da II Feira de Ciências da Educação Profissional