Estudantes contextualizam aprendizado de Química e Filosofia em produções audiovisuais

Palavras-chave:
Estudantes contextualizam aprendizado de Química e Filosofia em produções audiov
Estudantes contextualizam aprendizado de Química e Filosofia em produções audiov
Estudantes contextualizam aprendizado de Química e Filosofia em produções audiov
Estudantes contextualizam aprendizado de Química e Filosofia em produções audiov
Os estudantes do Colégio Estadual Assis Chateaubriand, localizado no bairro de São Caetano, em Salvador, contextualizaram o aprendizado dos conteúdos de Química e de Filosofia por meio do projeto interdisciplinar “Produção audiovisual: cultura negra e meio ambiente mediando o ensino de Química e Filosofia”. Nesta segunda-feira (25), eles apresentaram os vídeos que tratam de temas como culinária afro-brasileira, meio ambiente, resgate histórico e valorização da cultura negra. 
 
Para a produção dos nove vídeos, filmados com celulares e duração de três a dez minutos, os estudantes participaram de uma oficina audiovisual promovida no mês e agosto pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), na qual aprenderam diversas técnicas, desde a produção até a finalização dos vídeos. Após pesquisarem sobre os temas abordados, os alunos, divididos em equipes, colocaram em prática o que aprenderam se revezando em funções como produção, roteiro, direção, filmagem, captação de som, dramatização e edição. Os vídeos foram produzidos no espaço da biblioteca, usando a técnica do Chroma Key para modificar os cenários retratados. 
 
Para o estudante Henrique Teles, 17, 2º ano, o aprendizado das disciplinas ficou mais fácil e prático com a produção dos vídeos. “Eu ajudei a editar boa parte dos vídeos e gostei muito da experiência. Ter participado da oficina audiovisual nos ajudou muito no processo de produção. Gostei tanto, que quero me aprofundar mais nesta área”, disse.
 
William de Souza, 17, também do 2º ano, ficou responsável pela captação dos áudios dos vídeos. “Aprendemos os conteúdos de forma prática e foi muito bom trabalhar em equipe, pois cada um deu a sua contribuição. Além da captação dos áudios, eu também auxiliei nas escolhas dos enquadramentos de câmera”, afirmou o estudante, satisfeito com os resultados obtidos. 
 
A professora de Química, Emmanuelle Ferreira Requião Silva, contou como os conteúdos das disciplinas foram contextualizados no projeto. “Interligamos os assuntos de Cinética Química, retratando os fatores que influenciam na velocidade de uma reação química como pressão, temperatura, superfície de contato e catalisador. A culinária afro-brasileira, por exemplo, foi abordada em vídeos sobre acarajé, feijoada, mungunzá, cana-de-açúcar e frutas afro-brasileiras, como a banana. Em um dos vídeos sobre acarajé, os estudantes destacaram a temperatura do azeite de dendê na fritura dos acarajés e a questão do patrimônio imaterial. Além do aprendizado, eles desenvolveram a habilidade crítica e a sensibilidade em uma atividade de letramento midiático que atende à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.
 
Já a professora de Filosofia, Marlene dos Santos Santos, revelou que os conteúdos de Filosofia foram trabalhados através do resgate cultural e da valorização do patrimônio. “O intuito foi abordar a questão da linguagem, da história e da culinária, além dos aspectos socioeconômicos e culturais através do protagonismo dos nossos estudantes”,ressaltou a educadora. 
 

Notícias Relacionadas