Estudantes começam a eleger os líderes municipais das escolas da rede estadual

Na foto: Stella Moreira e Jaqueline Nunes
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (7), mais uma etapa do processo democrático nas escolas da rede estadual. Após a realização das eleições de líderes de classe e de líderes escolares, estão sendo eleitos, até a próxima sexta-feira (11), os líderes dos municípios. A atividade está mobilizando toda a comunidade escolar através de votações on-line. Logo após esta fase, no período de 21 a 25 de junho, serão realizadas as eleições para os líderes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

O coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo Bispo, ressaltou a importância da atuação dos líderes municipais. “Trata-se de uma ação que possibilita aos estudantes se inserirem de forma mais orgânica na vida pública municipal. Com isso, amplia-se a possibilidade de eles se articularem e ocuparem espaços em conselhos gestores de políticas públicas, bem como de pautarem a educação pela sua ótica nesses espaços e incentivando os demais estudantes a também ocuparem espaços de formação ampliada para a juventude estudantil”.

A estudante Jaqueline Nunes, 16, 2º ano, que é líder do Colégio Estadual José Moreira Cordeiros, localizado em Cordeiros, foi eleita a líder do município. “Ser líder em todos os seus aspectos é muito importante para toda a sociedade. Um líder é um bom representante, alguém comprometido e responsável. Pretendo facilitar a comunicação com os estudantes, entender o ponto de vista de cada um, buscar melhorias e o melhor entendimento entre todos”, afirmou.

A também estudante e líder do Colégio Estadual Juvêncio Amaral, Stella Moreira do Carmo, 16, 2º ano, agora também é a líder do município de Bom Jesus da Serra. “Sou muito prestativa e responsável. Ser líder é uma função muito importante, pois estarei à frente para representar as escolas, os meus colegas e, principalmente, o meu município, onde moro e estudo”, comentou.