Estudantes baianos selecionados para o Parlamento Jovem 2019 são recepcionados na ALBA

Os seis estudantes que irão representar o Estado da Bahia, em Brasília, por meio do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2019, foram recepcionados, nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), acompanhados pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Os estudantes estão entre os 78 alunos das redes pública e privada de todo o Brasil que terão a oportunidade de vivenciar na prática, de 23 a 27 de setembro, o trabalho dos deputados federais. 
 
No decorrer da experiência, os participantes vão elaborar projetos de leis e debater, na Câmara dos Deputados, temas de grande importância para o país.
 
Os estudantes selecionados da Bahia são Adriele Barbosa, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim; Adriele Lisboa, do Colégio Estadual Mario Teixeira de Freitas; e Juliana Gomes, do Villa Campus de Educação, os três de Salvador; Igor dos Santos, do Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias; Maria Antonia Dezidério, do Colégio Militar de Salvador; e Mariana Santos Gomes, do Colégio Sementes do Saber, localizado em Conceição do Almeida.
 
Fotos Josenildo Almeida
Na ALBA, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar para os deputados presentes os seus respectivos projetos com os quais foram selecionados para o programa. Além disso, receberam um kit contendo a Constituição do Estado da Bahia e a Cartilha do Legislativo, que mostra como funciona o poder legislativo baiano através de histórias em quadrinhos. 
 
Igor dos Anjos, 16, falou da sua expectativa de participar das atividades em Brasília. “Pretendo chegar lá e mostrar a inteligência e a coragem que o baiano possui. Quero representar bem a nossa Bahia e poder aprovar um dos nossos projetos de lei”, disse, entusiasmado.
 
 Quem também não vê a hora de atuar no Congresso Federal como deputada é Adriele Lisboa Cerqueira, 17. “Vai ser muito especial poder vivenciar esta experiência como uma deputada jovem federal para poder entender e aprender mais como funciona o trabalho realizado e servir de exemplo para os meus colegas”, revelou a estudante. 
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância dos estudantes vivenciarem a experiência dentro do programa. “Este é um projeto do Congresso Federal que também tem aqui na Assembleia Legislativa e estamos conversando com o presidente da Assembleia para que mais escolas possam participar de um projeto como este. O Congresso Federal abriu o edital, todos os Estados participaram e tivemos quase 70 projetos na Bahia. Desse total, nós, da Secretaria, avaliamos dos quais enviamos 24 projetos para o Congresso e, desses, foram seis escolhidos. Então, são seis jovens da Bahia com temas importantíssimos, desde a saúde do estudante, a questão política e de sustentabilidade”, detalhou. 
Ainda segundo Jerônimo Rodrigues, uma comissão da Secretaria da Educação se reuniu, na semana passada, com a mesa diretora e a bancada da oposição. “Isto possibilitou que eles viessem até aqui para conhecer a experiência de como funciona o legislativo estadual e já chegar em Brasília entendendo como funciona. É uma alegria muito grande ver essa juventude já demarcando um espaço na política, fazendo com que esta casa revele, cada vez mais, pessoas jovens para assumir o Parlamento”, completou.

Notícias Relacionadas