Estudantes assistem ao aulão virtual de Língua Portuguesa do projeto ENEM 100%

Em continuidade aos aulões do projeto ENEM 100%, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta sexta-feira (27), mais um

encontro virtual entre os estudantes da rede estadual, que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e a professora de Língua Portuguesa, Rose Sampaio.  Transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Educação Bahia, a ação pedagógica visa auxiliar os candidatos do exame, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para conferir a playlist das lives já realizadas, acesse: https://bit.ly/3252wft.

Desta vez, a professora Rose Sampaio focou em dois aspectos linguísticos: as falhas na estrutura frasal e os desvios da normal culta (acentuação, utilização do hífen e ortografia), que são recursos importantes na hora da produção de texto. Ela lembrou que interpretação de texto, análise do discurso, variação linguística, gêneros textuais e leitura e artes são assuntos recorrentes nas provas do ENEM. Como treino, ela sugere que os estudantes baixem as provas dos últimos três anos e resolvam as questões. “Considero relevante, também, os aulões do ENEM 100%, que é um projeto que dá aos estudantes da rede estadual a noção de pertencimento. Eles sentem que é uma atividade para eles e aí conseguem se vincular emocionalmente,” ressaltou.

A estudante Ana Beatriz Oliveira de Souza, 17, 3º ano do Colégio Estadual Ypiranga, em Salvador, por exemplo, é uma fã do projeto. “O ENEM 100% está ajudando muita gente que não tem condições para pagar cursinhos, neste momento de crise que estamos passando. Ou seja, ele vem dando mais uma oportunidade de estudo a nós, estudantes, contribuindo para o nosso futuro. No momento, o ENEM 100% tem sido a minha única opção de estudo. Sempre divulgo para meus amigos, que me abordam para dizer que estão muito satisfeitos, tirando bastante proveito das aulas on-line”, conta.

Conteúdos preparatórios – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Notícias Relacionadas