Estudantes apresentam projetos de tecnologia e sustentabilidade em Feira de Ciências

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação


 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Profissional Isaías Alves (Ceep), em Salvador, apresentaram projetos de tecnologia e sustentabilidade na primeira edição da Feira de Ciência e Tecnologia, que teve como tema “Tecnologia e Sustentabilidade no mundo do trabalho”. A Feira aconteceu na sexta-feira, 09 de outubro, com exposição e avaliação dos trabalhos, e contou com a participação de estudantes de escolas do entorno e comunidade.

Larissa Soares, 16 anos, é estudante do curso técnico em Informática e mostrou para os visitantes o aplicativo Absolute Control, cuja finalidade é reduzir os gastos de energia elétrica nos laboratórios de informática. “Através do aplicativo, o professor terá o controle total de todas as máquinas e, com isso, poderá reiniciar e desligar de forma rápida, evitando que alguns usuários deixem o computador ligado, sem necessidade, após a utilização”, disse a jovem inventora.

Fotos: Bruna Santana
Os alunos do curso técnico em Manutenção e Suporte de Informática desenvolveram o projeto “PC Social” que visa reduzir a desigualdade tecnológica na escola de forma sustentável. O estudante Roberto Bomfim, 22 anos, destacou que o objetivo é equiparar o uso da tecnologia através de um cadastro online de doadores de peças de computador para serem reutilizadas em outras máquinas. “Esses computadores remontados serão cedidos para outros estudantes que não possuem essa tecnologia, para isso, ele deverá preencher um cadastro em nosso sistema”, explicou a estudante Victória Magalhães, 16 anos, que também integra a equipe do projeto.

De acordo com a vice-diretora do vespertino, Rose Alvaia, a Feira de Ciências é importante porque oportuniza o aluno a transformar o conhecimento em experimento e aprendizado prático para a vida. “Essa atividade é o reflexo do empenho dos estudantes preocupados em buscar ideias inovadoras para resolver problemas do cotidiano deles e da sociedade”, ressaltou a gestora.

Notícias Relacionadas