Estudantes apresentam projetos de arte e cultura

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes da rede estadual de ensino continuam se preparando para a seletiva escolar dos projetos de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, que acontecem até o dia 5 de agosto. As culminâncias estão sendo feitas por meio de festivais, saraus e mostras. Na noite deste último sábado (16), o Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, localizado no município de Cordeiros (665 km de Salvador) realizou o ‘Sarau Literário’, que teve muita música e dança.
 
A culminância reuniu as obras dos estudantes dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante). Os jurados convidados avaliaram a criatividade e as habilidades dos estudantes onde foram selecionadas as produções que irão participar, em agosto, da seletiva do Núcleo Regional de Educação de Vitória da Conquista.
 
Com o auxílio de um violão, Laélcio de Ribeiro, 16 anos, do 3° ano, cantou a música de sua autoria ‘Não tem mais jeito’. “É a primeira vez que participo do FACE e foi muito bom poder descobrir esse talento para a música”, diz o estudante.
 
A estudante Jilsara Maria Silva, 15, do 1º ano, participou em três projetos. No EPA, ela apresentou um álbum com gravuras e textos sobre peças artesanais da região produzidas com barro. Além disso, dançou uma coreografia ao som da música internacional ‘Salute’ e exibiu o seu vídeo. No vídeo, ela aborda uma lenda da cidade, sobre uma mulher que teria feito uma simpatia para conseguir um marido.  “Gosto muito de participar porque podemos mostrar que realmente nós somos capazes de fazer e explorar nossa criatividade”, afirma.
 
A diretora do colégio, Elen Costa, acredita que a realização dos projetos “é uma forma de proporcionar ao estudante a descoberta de seus dons e habilidades e, expressá-los através da arte e cultura”, destaca. Ela também afirma que a finalidade é levá-lo a conhecer a sua própria história por meio da pesquisa, seja para produzir um vídeo ou um poema.
 
Eventos literários
O Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente (267 km de Salvador) realizou na última sexta-feira (15), no Clube Social Umburana, a Noite Cultural, que envolveu apresentações de arte literária, visual, books fotográficos, concurso de músicas e o desfile para a escola da Miss e Mirter Gincaneiro. A programação faz parte de uma gincana promovida na unidade escolar.
 
Fotos: Arcevo pessoal
Já os estudantes do Colégio Estadual Cristo Rei, localizado no município de Barra (676 km de Salvador), estão desenvolvendo a aptidão pela leitura, por meio do projeto estruturante TAL. Como parte das ações de incentivo à leitura, eles apresentaram algumas obras dos escritores brasileiros Castro Alves e Rui Barbosa, no Café com letras’, que ocorreu na unidade escolar, na noite desta quinta-feira (14), onde também declamaram poemas de suas autorias.
 
Rayanny Gabrielly  Oliveira, 17 anos, que cursa o 3° ano, escreveu o poema intitulado ‘Castro Alves’, que conta um pouco da vida do escritor. “Já tenho o hábito da leitura e este projeto me fez gostar de outras disciplinas como Matemática e História, pois fizemos leituras de gráficos e pesquisamos sobre as histórias de vida e obras dos autores”, afirma a estudante.
 
O ‘Café com letras’ também homenageou as ex-professoras Eutália Santos, que foi a primeira diretora do colégio, e a também escritora Joana Camandaroba, que lecionou na unidade por mais 30 anos. Ela escreveu a peça teatral ‘A conferência de Haia’ sobre um importante fato histórico que ocorreu no Brasil em 1907 com a participação de Rui Barbosa. A obra foi interpretada pelos estudantes que se caracterizaram para simular o acontecimento.

Notícias Relacionadas