Estudantes apresentam diversidade de sabores e culturas em Festival Gastronômico em Itabuna

Palavras-chave:
A 10ª edição do Festival Gastronômico do CEEP mobilizou a cidade de Itabuna na noite desta quinta-feira (28), no Espaço Terceira Via Hall. Com o tema “América Central: encantos e sabores”, o evento promovido pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Biotecnologia e Saúde, unidade da rede estadual de ensino, tem como objetivo apresentar o resultado do aprendizado e da formação profissional dos 250 estudantes que estão fazendo o curso técnico de nível médio de Nutrição e Dietética. Os alunos apresentaram a gastronomia, a história e a cultura representativas de 12 países da América Central para o corpo de jurado e o público que lotou o espaço.
 
Fotos: Divulgação
Empolgados com a oportunidade de participar de mais uma edição do festival, os estudantes Isac Lorran, 18, e Emanuela Argolo, 20, ambos do 4º ano, representaram o Panamá. “Apresentamos um filé de badejo com ceviche de banana da terra e, por meio da gastronomia, levamos a cultura daquele país para o conhecimento do público. Então, este evento é muito importante para o nosso processo de ensino e aprendizagem, já que envolve um ano de pesquisas, mas é também interessante para a população em geral, que vem nos prestigiar e ganha conhecimentos”, contou Isac.
 
A estudante Jéssica Silva, que fez parceria com o colega Júlio Macedo, ambos de 17 anos e cursando o segundo ano, falou sobre a importância de ter em sua cidade um festival que mobiliza não só a comunidade escolar, mas também a população em geral. “Itabuna é uma cidade que não tem muitos eventos do porte do nosso festival, que é espaço não só restrito à Gastronomia, já que proporciona outros conhecimentos ao trazer temas importantes ligados à cultura, à história, à economia”, disse Jéssica, destacando que a dupla apresentou o prato nicaraguense ‘Indio viejo’, um caldo feito com temperos da região e banana.
 
Os pratos produzidos por uma dupla de estudantes de cada sala, totalizando 24 alunos, foram avaliados por 11 jurados, sendo dois nutricionistas, três da área da Gastronomia e cinco que opinaram sobre a parte cultural, além do jurado que acompanhou de perto a elaboração dos preparos.  A diretora do CEEP, Josonita Marinho, fala sobre a importância do festival para o CEEP e para Itabuna. “O nosso evento é resultado do esforço de alunos e professores, que aqui colocam em prática o conteúdo aprendido nas disciplinas, em especial a de ‘Método e técnica de preparo alimentar’. O festival é um evento consolidado na cidade e cumpre um papel importante na valorização da diversidade cultural e no fomento do lado criativo e empreendedor dos estudantes”.
 
A coordenadora pedagógica Cornélia dos Santos reforça a importância da realização do evento. “Trata-se de um projeto importante para a formação desses jovens que estão saindo para o mercado de trabalho. O processo envolve pesquisa, estudo e análise de diversos aspectos de cada país estudado. É muito gratificante ter acompanhado o envolvimento dos alunos no projeto por meio do qual eles vivenciaram a sua futura profissão”.
 
O evento contou com a contribuição na montagem e execução do festival de estudantes de outros cursos de nível médio do CEEP, além de professores de diversas áreas. Participou, também, a diretora do Núcleo Territorial do Litoral Sul, Josefina Maria Castro Santos, representando o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

Notícias Relacionadas