Estudantes aprendem sobre programação e Robótica com universitários americanos em cursos de férias

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Quem disse que férias não combina com estudos? Os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador estão aproveitando o tempo livre para aprender um pouco mais sobre tecnologia nas oficinas de Programação com Scratch e de Robótica iniciadas nesta segunda-feira (14) e que seguem até sexta (18). As atividades são ministradas por universitários do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), uma das mais conceituadas universidades do mundo. As mesmas oficinas também serão ofertadas para outras turmas no período de 21 a 25 de janeiro.
 
As oficinas acontecem em inglês, mas estudantes da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ficaram responsáveis por fazerem a mediação. As atividades abordam temas relacionados à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que vão complementar o currículo do Centro Juvenil, destacando a abordagem prática do MIT à Educação.
 
Álvaro Roberto da Silva, 18, diz que adora games e, por isso, está participando da oficina de Programação com Scratch. “Estou tendo a oportunidade de criar animação para games na plataforma Scratch e isso é muito interessante. Além disso, compartilhar conhecimento com pessoas de outro país é muito bom para conhecer outra cultura”, afirmou o estudante.
 
O estudante Iago Oliveira, 17, disse que já participou de todas as oficinas relacionadas à Robótica ofertadas no CJCC e que fez questão de se inscrever na oficina de Robótica devido ao diferencial do contado com estudantes estrangeiros. “Estamos aprendendo e nos divertindo ao mesmo tempo. Vou absorver ao máximo de conhecimento, pois é uma área que eu gosto muito e esta é uma oportunidade única. Neste primeiro dia já fiquei sabendo que vamos aprender no decorrer da oficina sobre Física, Lógica de Programação, Montagem e Design”, comentou
 
O universitário americano Pablo Villas Boas, 19, que cursa Ciência da Computação no MIT, falou da troca de experiências com os estudantes do CJCC. “Ensinar o básico de Scratch para esses estudantes está sendo muito divertido. Tivemos nossa primeira experiência no CJCC de Vitória da Conquista e foi marcante, pois os estudantes foram bem receptivos. Esta é a minha primeira vez no Brasil e eu estou adorando o clima quente e a culinária”, revelou.
 
Sobre os Centros Juvenis
O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.

Notícias Relacionadas