Estudantes aprendem sobre o descarte de embalagens de agrotóxicos

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II e do Colégio Estadual Presidente Médici, em Itabuna, estão desenvolvendo o projeto Juventude em Ação, que busca trabalhar questões sobre sustentabilidade socioambiental na região Sul do Estado. O descarte adequado de embalagens de agrotóxicos entra na pauta do projeto, tendo em vistas as demandas geradas pela cultura do cacau.
  
Durante a aula de campo, na Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul da Bahia (Arisba), os estudantes acompanharam o processo de descarte e participaram de palestras e atividades culturais para a conscientização de ações de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. “Como nossa localidade tem uma forte tradição cacaueira, temos uma zona rural forte e que utiliza estes produtos. Mas, por outro lado, percebemos que o descarte das embalagens não é o ideal e, às vezes, reutilizada de forma incorreta. Por isso, conscientizar os estudantes é importante para que possam utilizar este conhecimento na vida pessoal e profissional”, explica o professor e coordenador da ação, Adelson Menezes.
 
O estudante do Curso Técnico em Comércio, Felipe Moura, 17 anos, fala da importância da atividade para o aprendizado dos alunos. “Estas ações mostram que podemos ter progresso de forma sustentável. E é importante para o estudante que vai ser o profissional do futuro absorver este aprendizado para que possa contribuir para o descarte consciente”, relata. Ele ainda ressalta que “fiquei impressionado em saber que as embalagens poderiam ser reutilizadas, por exemplo, como caixas para guardar seringas em hospitais”.
 
A estudante Ayala Santos, do Curso Técnico de Desenho em Construção Civil, contou que este aprendizado é fundamental para o exercício de sua profissão. “Estamos muito empolgados, porque a atividade traz, na prática, ações que podemos utilizar em nossa profissão. Além de embalagens, aprendemos sobre descarte de papelão e de outros produtos que podem ser encontrados na construção civil.”   
 

Notícias Relacionadas