Estudante do município de Wagner é aprovada em duas universidades pelo SISU

Palavras-chave:

O dia 3 de setembro nasceu mais feliz para a dona de casa Alessandra Macedo. Ela recebeu a notícia da aprovação da filha Nicolly Marinho, 18, em Ciências Econômicas, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e em Administração, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Nicolly terminou o curso técnico de nível médio em Administração, em 2019, no Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina, no município de Wagner, e, desde então, reforça os estudos com os conteúdos dos programas Universidades para Todos e ENEM 100%, da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Para a estudante, a alegria da mãe, que é servidora pública e fiscal da limpeza no município de Wagner, fez ainda mais especial a realização do seu sonho de ingressar no Ensino Superior. “Eu sou filha única e estou feliz demais por ter conseguido entrar e fazer a minha mãe feliz. Ela, meu pai Adailton e o meu padrasto Deoclécio sempre me apoiaram. Eu estudei virtualmente tanto o UPT, quanto o ENEM 100%. Os dois programas me ajudaram principalmente na questão de Humanas. Gostei bastante das aulas teóricas de Filosofia, Português e Redação e pratiquei mais as aulas. Isto me fez dar o up na nota”, disse, ao destacar também o apoio dos professores e colegas e ao expressar a escolha pelo curso de Administração da UFBA. “Eu vou morar em Salvador”.

Dona Alessandra fala da alegria que sentiu. “Ave Maria, eu não consegui nem trabalhar direito, chega me deu uma tremedeira de felicidade. Ela estudou muito, sempre foi muito dedicada, provou que quando quer estudar, ela consegue. Não tem nem explicação para falar deste momento”, disse, ao falar sobre a possibilidade de a filha morar em outra cidade. “Eu já criei ela na intenção de que,

um dia, iria bater asas e ter um lindo futuro pela frente”, acrescentou.

Agora, o sonho de dona Alessandra é seguir os passos da filha. “Eu estudei junto com ela, fiz o ENEM para Educação Física, mas não entrei. Vou continuar insistindo e vou conseguir”, disse, motivada. O UPT é direcionado a estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual. O curso preparatório para o ingresso nas universidades é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UESF E UNEB) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFSB). No ano letivo continuum 2020/21, o UPT beneficiou 12.105 estudantes e teve investimentos da ordem de R$ 7,4 milhões. A oferta chegou a 156 municípios, nos 27 Territórios de Identidade.  

O ENEM 100% é outro projeto destinado a oportunizar o acesso ao Ensino Superior, contemplando atividades diversas, como os aulões virtuais e pela TV Educa Bahia, três vezes na semana, e simulados preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Notícias Relacionadas