Estado forma 19 apenados no curso de pizzaiolo na Colônia Penal de Simões Filho

Rodada de pizza na Colônia Penal de Simões Filho. Foi nesse clima a celebração da formatura do curso de Pizzaiolo do Pronatec, nesta segunda-feira (20), 14h, iniciado em 2018/19, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Prisional). O evento contou com a participação dos 19 concluintes, coordenadores do curso, direção da Colônia e dirigentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, órgão executor do programa na Bahia.

A turma, formada por privados de liberdade, recebeu seus certificados de conclusão de curso durante uma solenidade nas dependências da unidade penal, em clima de esperança e gratidão. Foi assim para G.B, de 34 anos. O formado, definiu a emoção ao receber seu primeiro certificado. “Acredito que esse curso seja um pontapé inicial, já que é o meu primeiro curso, e quero estudar mais e conseguir montar uma pizzaria, que já era meu sonho”, disse, sorrindo, ao lado da sua mãe, M.G, que foi presenciar a cerimônia. “Ele é dedicado e se empenha em tudo o que faz”, elogiou o filho, emocionada.

Nesse ambiente de comemoração,  R.G, 29, tinha um bom motivo para comemorar duplamente. Ele, que tinha saída prevista para o dia 31 de janeiro, foi beneficiado com 15 dias de remição, por conta das 160 horas de curso, e a sua liberdade ficou ainda mais próxima. Ele sairá no dia 16 de janeiro. “Estou na expectativa de sair e esse curso pra mim é a porta para uma nova vida, que eu não vivi antes. Com esse certificado vou buscar uma vaga de emprego e uma vida melhor”, afirmou.

De 2018 a 2021, 49 turmas foram formadas e duas estão em formação, em 18 municípios, num total de 820 beneficiados. São oferecidos 24 cursos, como de padeiro, pedreiro, montador e reparador de computadores, entre outras opções, tanto nos presídios, quanto para egressos nos Centros Estaduais de Educação Profissional. “Essa parceria com o SEAP garante mais oportunidades para essas pessoas, que podem sair da atual condição para uma vida normal do lado de fora. Hoje é um dia de festa, porque o curso de Pizzaiolo serve para abrir espaço para que eles possam acreditar em si mesmos. A Secretaria da Educação está aqui com a sua equipe, celebrando mais essa conquista”, afirmou Ezequiel Westphal , superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria Estadual da Educação, durante a certificação, que ocorreu juntamente com a entrega de um squeeze, um panetone e um pão de mel para cada formado."

Luís Antônio Nascimento Fonseca, superintendente de Ressocialização Sustentável, da SEAP, falou sobre  o que representa essa cerimônia.  “Esse momento é dessas pessoas. Nos meus 32 anos de sistema prisional vejo que a realidade tem mudado. E a escolaridade, ou a falta dela, está diretamente ligada a essa exclusão social. Esses beneficiados entram nessa instituição com um problema, mas sairão daqui com um certificado e com uma possibilidade de solução em mãos” declarou.

A ação é uma parceria entre do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), e o Ministério da Educação.

 

Notícias Relacionadas