Espetáculo teatral aborda inclusão de pessoas com necessidades especiais

O espetáculo teatral Viver é Inclusão, idealizado pela professora de inglês Mariana Angélica Silva de Oliveira, do Colégio Estadual Satélite, bairro de  Piatã, em Salvador, está promovendo o debate sobre a da inclusão de pessoas com necessidades especiais. A peça alia música e teatro e busca, por meio das manifestações artísticas, informar e contribuir para uma maior conscientização de estudantes, professores e comunidade sobre o tema.

Fotos: Arquivo do colégio
O espetáculo narra os conflitos e dilemas da personagem principal que, grávida, tem seu filho diagnosticado com deficiência. “A peça fala da aceitação e de toda a estrutura existente hoje em dia nas escolas, principalmente, as que possuem salas multifuncionais e professores para ajudar as pessoas especiais”, conta a professora. Além do diálogo entre as duas atrizes que compõem o elenco, o espetáculo possibilita a interação com o público. “Durante o espetáculo, uma cigana interage com os estudantes, lê suas mãos, passa mensagens de estímulo e eles respondem”, acrescenta.

De acordo com Mariana Angélica Silva de Oliveira, a ideia de montar o espetáculo surgiu do seu forte contato com o tema. “Desde que comecei a lecionar na rede estadual de educação, passei a ter contato com crianças especiais e como também tenho uma sobrinha com necessidades especiais, acabei me aproximando ainda mais da questão. Em setembro, montamos a peça que foi apresentada durante a Semana da Inclusão, organizada pelo Colégio Estadual Satélite”.

Além da apresentação na unidade escolar, o espetáculo já foi apresentado na Câmara Municipal de Salvador, onde acontece a próxima apresentação do projeto, no 17 de dezembro. A perspectiva da professora Mariana é a de que o projeto possa ser apresentado em outras unidades escolares da rede estadual.