Em Rio Real projeto alia arte, apoio emocional e estudo de inglês durante isolamento social

Palavras-chave:
Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. José Carvalho Baptista, no município de Rio Real, encontraram no projeto “Smile Virtual – Inglês e autoestima” um aliado para enfrentar as dificuldades emocionais que o distanciamento físico pode causar, neste momento de isolamento social. O projeto tem como objetivo promover a interação entre os estudantes, por meio de mensagens em vídeos que ajudam no desenvolvimento da autoestima não só deles, como também de seus amigos e familiares. Com isto, trabalham suas emoções com arte, com a linguagem audiovisual e ainda ampliam a aprendizagem do inglês.
 
O Smile Virtual foi idealizado pela professora de Língua Inglesa, Edivânia Souza, no intuito de suprir, de alguma forma, a necessidade da troca social que os estudantes encontram no ambiente escolar e que, agora, estão impossibilitados por conta da suspensão das aulas, em função da pandemia. “Como professora, percebo que meus alunos se sentem fragilizados diante deste momento. Não está sendo fácil para o adolescente conviver com tantos dilemas e enfrentar o isolamento social. O Smile está permitindo falar desses dilemas e, ao mesmo tempo, fazer algo que eles gostam”, disse a educadora.
 
A professora Edivânia explica que os estudantes estão criando artes e editando vídeos com trilha sonora escolhida por eles próprios. Há uma turma de 3°ano, por exemplo, que está ensaiando para gravar um vídeo cantando a música "Heal the world". Cada turma tem um grupo de Whatsapp, por meio do qual são trabalhadas as atividades da área de Linguagens. O estudante que tiver mais habilidade ajuda o colega. Ela ressalta que, quando os estudantes se propõem a escrever uma mensagem, eles pensam em como contribuir com o colega que está enfrentando alguma dificuldade. E essa mensagem é transcrita para a Língua Inglesa para que trabalhem a habilidade desta área do conhecimento. Após as devidas correções, eles são incentivados a pesquisar uma imagem e a criar a sua arte, colocando a logo do colégio e o símbolo do projeto. Depois dos ajustes, compartilham o feito com colegas e familiares. 
 
A estudante e líder de classe Maria Verônica Souza Vianna, 16, 2º ano, fala com entusiasmo sobre o Smile Virtual. “É um projeto que visa trazer uma mensagem de otimismo. Atualmente, enfrentamos um momento muito delicado e é exatamente por isso que estamos confeccionando nossas artes com frases de motivação. Procuro ajudar os meus colegas da melhor forma, com dedicação, por meio de mensagens de amor para que, juntos e com muita empatia, possamos levar amor e motivação ao nosso próximo. Compreendemos o poder de uma simples frase na vida de uma pessoa que está passando por problemas. Que todos nós venhamos a ter mais empatia, não só agora, mas em todos os momentos de nossas vidas. Um simples gesto é capaz de provocar uma grande mudança. Empatia é tudo que precisamos para viver melhor e que a nossa motivação seja motivar os outros”.
 
A também estudante Lô Ranna Santos do Nascimento, 16 anos, 3° ano, conta que, através da iniciativa do projeto, consegui de alguma forma enxergar a atual realidade de uma forma mais amena. “Precisamos nos manter calmos e confiantes de que este momento tão difícil para todos nós vai passar. As frases dos meus colegas, junto à animação em vídeo, foram capazes de mudar totalmente o meu pensamento e o da minha família em relação ao enfrentamento do isolamento social. Precisamos da ajuda de todos e, juntos, iremos vencer este desafio. Sou grata à minha professora Edvânia por ter idealizado este projeto de motivação”.
 
Suspensão das aulas - As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e devem ser repostas presencialmente mediante elaboração de novo calendário escolar.

Notícias Relacionadas