Em Firmino Alves roteiros de estudos são disponibilizados em blog da escola no período da quarentena

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Logo após o decreto estadual suspendendo as aulas na rede pública de ensino, em função da situação de emergência causada pela pandemia do Coronavírus, professores e equipe gestora do Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML), localizado no município de Firmino Alves, organizaram o Roteiro de Estudos. Para que todos tivessem fácil acesso e houvesse uma maior interação, foi criado o blog da escola (https://monteirolobatofirminoalves.blogspot.com), no qual os alunos podem acessar os planos de cada componente curricular e acompanhar as produções dos colegas.
 
A diretora do CEML, Sandra Helena Almeida, conta que, inicialmente, o roteiro de atividades era encaminhado para o WhatsApp e Facebook da unidade, para que os alunos – Educação Integral e do Ensino Regular (noturno) – pudessem dar continuidade aos estudos. “Para nós, educadores, o projeto é um compromisso social com os alunos e toda a comunidade. É uma forma de garantir a continuidade dos estudos e contribuir para que os alunos fiquem em casa, aproveitando o tempo com qualidade”, destacou a gestora.
 
Além das atividades envolvendo os conteúdos, o Roteiro de Estudo inclui arte e cultura, com visitas aos museus virtuais, leitura de clássicos da literatura e produção de poemas, músicas, leitura e filmes. “Todas as expectativas foram superadas, os estudantes têm produzido ótimos trabalhos, através de vídeos e produções textuais. Ex-alunos também têm interagido e acompanhado as atividades, como preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além do blog, tem acontecido reuniões de planejamento com os professores, através do Google Meet, e com os líderes de classe, para acompanhar o desenvolvimento das turmas”, relatou Sandra Helena.
 
Para o estudante Vantuíres Júnior, 17, 3º ano, a experiência está sendo positiva. “A preocupação que a escola tem com nós, alunos, é muito grande para não ficarmos sem os conteúdos. Dessa forma, iremos aprender a valorizar ainda mais a sala de aula e a respeitar os professores que se esforçam, planejando aulas para aumentar o nosso conhecimento. Estou gostando dessa experiência e está sendo uma preparação para a faculdade, pois aumenta o nosso desejo de estudar. É através do estudo, da educação que seremos bons profissionais, pessoas civilizadas e bons cidadãos. E temos que ter a esperança de que tudo isso vai cessar para regressarmos para a escola. Mas, por enquanto, precisamos fazer a nossa parte, se precavendo e atendendo às orientações das autoridades de ficar em casa”.
 
Cleiton Santana, 17, 1º ano, também está achando importante a ação da escola. “Estou tendo uma experiência única. Mesmo em casa, estou aprendendo bastante. Achei a iniciativa uma maravilha, pois não podemos parar de obter novos conhecimentos, novas visões sobre o mundo. Em um cenário que estamos atualmente, é necessário ter ideais, perspectivas. Estou amando cada conteúdo passado pelos professores. Assim, creio que teremos uma estrutura melhor na nossa formação como cidadãos de bem, sabendo interpretar e dar a resposta para cada problema”, disse o aluno.
 
A também estudante Ester dos Santos Santana, 17, 3° ano, falou sobre os tempos difíceis e o significado de se manter os estudos. “Estamos passando por um momento lamentável em todo o mundo e temos que nos adaptar. Então a forma que as atividades estão sendo passadas para nós, alunos está sendo de grande importância para o exercício do conhecimento, vivenciando novas maneiras de aprender".
 
Suspensão das aulas
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição será realizada  na rede estadual de ensino.
 

Notícias Relacionadas