Corais de 300 escolas estaduais se apresentam no 4º Encontro Estudantil na Arena Fonte Nova

Já imaginou em um só palco ter a oportunidade de ouvir distintas vozes sincronizadas e afinadas? Ao chegar na Arena Fonte Nova, que está sediando o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual,  até esta sexta-feira (4), estudantes e público em geral podem apreciar, na Mostra do Canto Coral Estudantil (Encante), a reunião de corais formados por estudantes de 307 escolas da capital e interior. As canções apresentadas valorizam as raízes populares da cultura brasileira. A apresentação dos corais foi acompanhada, nesta quinta-feira (03) pelo governador do Estado, Rui Costa, e pelos secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto e Maurício Barbosa, da Segurança Pública.

Este projeto promove a iniciação à percepção musical, habilidades de técnicas vocais e o trabalho em equipe. É o que conta a integrante do coral Rosa Safira, a estudante Vanessa Pereira Lima, 16 anos, do 9º ano, do Colégio Estadual Maria José de Lina Silveira, localizado no município de Jequié. “Cantar para mim é muito importante porque eu pretendo ser cantora e o coral me ajudou a perder totalmente a timidez por participar em grupo”, revela a estudante que ajudou os outros 17 integrantes a dar o tom na música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.
O estudante João Murilo Teles, 12 anos, que cursa o 7º ano no Colégio Monsenhor Mário Pessoa, em Feira de Santana, integra o coral A Voz da Paz, que executou a música “A Paz”, do grupo musical Roupa Nova. Ele fala da importância da atividade para seu desempenho nos estudos. “Este coral é marcante porque foi onde eu comecei a mostrar meu talento em público e eu quero ser um grande cantor assim como o meu tio”, afirma.

Para Nil Zuanes, articulador e coordenador do Encante, a reunião de todos os corais integrando os 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE), dá aos alunos a oportunidade de se apresentarem e conhecerem os demais corais espalhados por todo o Estado. “Além deles se entenderem social e culturamente, começam a adotar determinadas posturas que refletem no seu aprendizado em sala de aula, pois, trabalham a concentração, autoestima, colaboração e responsabilidade”, ressalta.