Comunidade escolar se engaja na luta contra o suicídio durante o Setembro Amarelo

As ações do Setembro Amarelo têm mobilizado estudantes e profissionais da rede de Educação em todo o Estado. Com a realização de palestras, caminhadas e ações para o acolhimento e escuta, unidades de ensino de Valente, Irecê, Jacobina e Miguel Calmon realizaram, nesta sexta-feira (24), atividades informativas para debater o combate ao suicídio e os cuidados com a saúde mental. 
 
Em Valente, estudantes e professores caminharam pelas ruas da cidade com cartazes e faixas, sensibilizando a população sobre a temática. No município de Irecê, a comunidade escolar, através do projeto “Cuidar de si, cuidar do outro”, debateu a saúde mental com profissionais da Psicologia e da Educação e realizou uma roda de conversa com estudantes de Psicologia e alunos da rede. No Colégio Estadual de Jacobina, a comunidade escolar realizou a “Blitz amarela - pare, pense, valorize sua vida”. Em Miguel Calmon, o Colégio Estadual Polivalente intensificou nas aulas os debates e reflexões sobre o tema com rodas de conversas, leituras fílmicas e dinâmicas em grupo.
 
A estudante Ana Luiza Ursulino Ferreira, 15 anos, do Colégio Estadual de Jacobina, disse que as atividades despertam um olhar sensível para o tema. “Estou vendo as ações como algo muito importante. Às vezes, convivemos com pessoas e nem sabemos o que estão passando ou se pensam em fazer algo ruim para elas próprias. Isto é ruim. Não temos como ajudar sem perceber que o outro está com problema. Essas ações servem para despertar a conscientização das pessoas e para todos terem a consciência que, apesar de estarmos suscetíveis às doenças, a vida é importante e precisamos preservá-la”.
 
A coordenadora pedagógica do Núcleo Territorial de Educação de Irecê, Juliana Bragança, explicou que em Irecê o projeto foi realizado pensando na comunidade escolar regional e para toda rede pública.  O "Cuidar de si, cuidar do outro" foi um evento pensado e planejado pela equipe núcleo de uma forma que conseguisse atingir o máximo de pessoas, por isso decidimos fazer a transmissão do YouTube. Debater a temática da saúde mental e do autocuidado é fundamental, principalmente em um período de pandemia quando percebemos altos índices de transtornos psicológicos, como a depressão e ansiedade em nossa sociedade. Os debates de hoje tentaram sensibilizar o público a olhar para o tema com menos preconceitos e mais acolhimento, atenção e cuidado”. 
 
De acordo com Manoel da Cruz, coordenador pedagógico do Colégio Estadual de Valente, refletir sobre o tema faz parte da função social da escola em dialogar com a comunidade. “Questões que permeiam a vida dos estudantes e sociedade em geral precisam estar sempre em pauta. Fomos para as ruas reafirmar o valor da vida,  e dizer que viver é a melhor opção, sobretudo no momento que vivemos de distanciamento físico, nunca se fez tão necessário falar de solidariedade e cuidado com a vida. É a escola cumprindo sua função de educar”.
 
Campanha - Em referência à campanha do Setembro Amarelo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) tem incentivado a realização de atividades nas unidades escolares voltadas ao debate sobre a prevenção do suicídio, focado no cuidado com a vida. Durante todo o mês, são realizadas diferentes atividades, a exemplo de palestras virtuais. A campanha Setembro Amarelo é promovida por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor da SEC, em parceria com a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), da Secretaria da Saúde (SESAB).

Notícias Relacionadas