Comunidade escolar celebra os 39 anos do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
No dia em que Salvador comemorou seus 470 anos, a comunidade escolar do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, localizado no bairro de Plataforma, celebrou os 39 anos da unidade, nesta sexta-feira (29). A coincidência da data estimulou os estudantes, professores, gestores e demais funcionários a se reunirem em torno de atividades alusivas aos aniversários da capital baiana e da escola da rede. Assim, um vídeo e uma exposição de fotos com conteúdo alusivo aos dois aniversariantes e a apresentação do hino do colégio, além de uma performance de dança e depoimentos de professores e alunos falando sobre a representatividade da instituição de ensino para a comunidade do Subúrbio, fizeram parte da programação.

Estudante do Bertholdo Cirilo desde a 5ª série, Samara Freitas dos Santos, 16, 2º ano do Ensino Médio, falou sobre a importância da unidade escolar na sua vida. “Estou aqui há seis anos e o que posso garantir é que este lugar representa muito para mim. Foi neste colégio que estudaram minha mãe e minhas tias e espero que a próxima geração da minha família também tenha a oportunidade que eu estou tendo. Aqui, a gente vira família; a direção está muito próxima da gente; e os professores são muito comprometidos com o nosso crescimento. Então, fazer parte desta comemoração dos 39 anos da minha escola muito me orgulha, até porque esta é uma unidade referência no bairro”.

O também estudante Deivid Silva, 17, 3º ano, destacou a importância do colégio na sua vida e a sua contribuição nas atividades culturais na unidade. “Não gosto nem de pensar que este é meu último ano nesta escola que tanto amo e que cuida da minha formação pessoal e como aluno. Como sempre fui envolvido com dança e teatro, quando cheguei aqui, há quatro anos, comecei a estimular os colegas em relação à cultura e os professores abraçaram a ideia e fizemos uma forte parceria, na qual somos sempre os protagonistas”.

Orgulhoso de suas duas décadas contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, o professor de Inglês Maurício Oliveira comentou sobre a sua colaboração ao longo desse tempo. “Tenho 20 anos, sete meses e três dias no Bertholo Cirilo. Representa tudo ser educador nesta escola, que é uma referência na comunidade não só pelo seu papel educacional, mas também social. Como educador da área de Língua Inglesa, tenho feito um trabalho de mostrar a importância da disciplina no cotidiano de todos. E, para isso, trago a realidade dos alunos para a aula, aproveitando temas que são interessantes a eles, como tecnologia e jogos digitais”.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
História do Bertholdo Cirilo
A professora de Educação Física, Magaly Menezes, lembrou que o nome do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis foi em homenagem ao maestro e atuante líder comunitário, falecido em 1977. Nas festividades do 39º aniversário da escola, a educadora também fez uma referência à importância do trabalho que vem sendo realizando com seus alunos sobre a questão do pertencimento e da valorização da beleza do seu bairro.

“Quando cheguei aqui, em 2015, para lecionar, busquei fazer um trabalho para além da sala de aula. Pedi a eles que me levassem para conhecer as belezas de Plataforma, onde passei a dar muitas das minhas aulas. E comecei a pesquisar para a minha tese de mestrado sobre a relação entre a escola e a comunidade”, contou Magaly, que, durante a comemoração, presenteou à biblioteca um exemplar do livro “As interfaces da Educação e seus desafios”, no qual assina um artigo sobre a escola e a memória da vida cotidiana da comunidade a qual pertence.