Colégio no Bairro da Paz realiza mutirão de serviços e atrai as famílias para o ambiente escolar

O Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, abriu suas portas, nesta quinta-feira (8), para receber estudantes de outras unidades escolares e moradores da comunidade local para a realização da 1ª Ação Cívico Social do Bairro da Paz. A iniciativa, realizada em parceria com a Base Comunitária Social do bairro, possibilitou a promoção de inúmeras atividades de cunho educativo e de inserção social, com destaque para serviços na área de Saúde e um torneio de xadrez.

Estudantes, pais de alunos e moradores em geral participaram, também de atividades como treino funcional (este direcionado às pessoas da melhor idade), biblioteca itinerante e apresentações musicais e de dança, além de terem usufruído de serviços como aferição de pressão arterial, testes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), glicemia, massoterapia e aplicação de flúor. O estudante Antônio dos Santos, 15, 9º ano do Mestre Paulo dos Anjos, comentou sobre a realização da ação na sua escola. “Achei muito interessante e importante porque é uma forma de nos integrarmos para convivermos com respeito um pelo outro. Eu, particularmente, adorei o torneio de xadrez porque, como já sei jogar, foi uma oportunidade de me aperfeiçoar mais”.

A iniciativa de estimular a competição de xadrez na escola também foi elogiada pelo colega Juan Salvatori, 17, 1º ano. “É uma modalidade que mexe com raciocínio lógico, com Matemática e isto contribui para o nosso aprendizado. Esta aproximação da Base Comunitária Social com a nossa escola, através desta ação, é muito importante porque fortalece o pacto pela paz, que é o que todos nós desejamos para viver tranquilamente”. Além dos estudantes da unidade escolar anfitriã, participaram alunos de escolas municipais e estaduais de bairros como San Martim, Nordeste de Amaralina, Itinga e Arenoso.

A dona de casa Jacilene Figueredo, mãe do estudante Vandelson, 17, 9º ano, justificou a sua presença no evento: “Recebi o convite da direção da escola e fiz questão de vir porque é o lugar onde meu filho ganha conhecimentos e esta é uma oportunidade de nós, familiares, também adquirirmos novas experiências”. A professora de Química, Marlene Alves, reforçou a importância de a escola abrigar a família: “Nosso colégio não é uma instituição que vive à parte do bairro. É importante ela explorar a sua área de pertencimento para que aconteça a integração social, principalmente com os pais dos alunos”.

Movimentar o bairro em prol da defesa social foi o principal objetivo da ação, como destacou o vice-diretor do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, Fernando Lima. “A proposta foi fomentar a integração da comunidade escolar com os moradores do Bairro da Paz, a partir do apoio de parceiros importantes, como a Base Comunitária Social e o Clube de Xadrez de Lauro de Freitas”.

O tenente Aymar Schindler, da Base Comunitária Social do Bairro da Paz, completou que a 1ª Ação Cívico Social do Bairro da Paz se baseou na lei estadual “Pacto pela Vida”, que preza a união dos órgãos de segurança pública com os demais órgãos sociais, secretarias e instituições. “Todos eles fazem parte do grande sistema de defesa social, que é saúde, cidadania, educação, esporte, lazer, cultura, entretenimento. Estes parceiros, como a SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), a Faculdade Devry, que prestou serviços de fisioterapia, nutrição, massoterapia e odontologia, o Posto Municipal de Saúde e a Fundação Pedro Calmon, com ações de fomento à leitura, são fundamentais para que ações grandiosas como esta sejam bem sucedidas e deixem frutos”, destacou o tenente.