Colégio Estadual Ruth Pacheco realiza último aulão show antes do Enem

A última segunda-feira (19) antes da realização das provas do Exame do Ensino Médio (Enem), que acontece sábado e domingo (24 e 25), será marcada por um aulão especial, das 14h às 18h, no Colégio Estadual Ruth Pacheco, no bairro de Nova Sussuarana, em Salvador. O aulão contará com as participações dos secretários da Educação, Osvaldo Barreto, da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, e de Cultura, Jorge Portugal e vai abordar temas potenciais que podem cair na redação do exame.

Devem participar do aulão 450 estudantes da própria unidade e dos Colégios Estaduais Bolivar Santana, do Centro Administrativo, Helena Magalhães, de Tancredo Neves e Mestre Paulo dos Anjos, do Bairro da Paz. Esta é uma iniciativa do movimento Mídia Periférica, do bairro de Sussuarana, juntamente com a Coordenação de Políticas para a Juventude, a partir da integração escola-comunidade, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Vale destacar que, durante o ano letivo, vários aulões e simulados são realizados pelas escolas da rede estadual na preparação dos estudantes para o Enem.

Na programação do evento, aulas do professor e secretário Jorge Portugal e de professores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). Também estão programadas apresentações do estudante Josenildo Almeida (MC Feijão), criador do jingle do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, do grupo cultural Sarau da Onça, e depoimentos de ex-alunos da rede estadual que tiveram sucesso no Enem.

Durante o aulão, os temas abordados serão: Democratização dos meios de comunicações, Crise de refugiados e guerra civil, Ditadura militar, Redução da maioridade penal. “A expectativa é muito grande para toda comunidade escolar, pois já vínhamos tendo essa vontade de realizar o aulão. Agora, temos a oportunidade desse evento reunindo todos em favor da aprendizagem e da preparação para a prova do Enem. Ficamos felizes também de receber os secretários, além de alunos de escolas vizinhas,” destacou a diretora Sandra Pitanga, do Colégio Estadual Ruth Pacheco.

A estudante Sara Mota Alves, 18 anos, do Colégio Estadual Bolivar Santana, fala da expectativa do aulão. “Estou me preparando muito para a prova, porque tenho o sonho de cursar Medicina. Acho muito importante essa iniciativa da escola que nos ajuda a fixar mais os assuntos. Já tivemos um simulado aqui na unidade, e agora podemos aproveitar o aulão”.

O universitário Edson Matos Barreto, 25 anos, é ex-aluno do Colégio Estadual Bolivar Santana. Graças aos aulões do Enem e dedicação aos estudos, ele foi aprovado em Biologia, na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e, em Matemática, na Uneb. Além disso, o graduando em Biologia também conseguiu uma bolsa para cursar Enfermagem em uma faculdade particular. “Vai ser muito bom participar e poder compartilhar com vários estudantes as minhas experiências para o Enem e vestibulares”, disse.

Atualmente estudando Geografia na Ufba, Carlos Humberto Silva Moreira, 25 anos, ex-aluno do Colégio Estadual Ruth Pacheco, também irá motivar os estudantes presentes. Ele afirmou que as dicas e dúvidas sanadas nos aulões foram fundamentais para a sua aprovação e que irá incentivar os estudantes a acreditar no potencial deles. “O aulão é muito importante porque temos a oportunidade de revisar vários conteúdos vistos no ano. Além disso, as apresentações musicais nos ajudam a relaxar, tornando o aprendizado mais leve”, destacou.