Colégio Adelaide Souza empossa grêmio estudantil, em Nilo Peçanha

Na manhã desta sexta-feira (10/07) foi empossada na Câmara Municipal de Nilo Peçanha a primeira diretoria do Grêmio Estudantil Maria Auxiliadora Netto Camardelli, do Colégio Estadual Adelaide Souza. Participaram da cerimônia de posse os estudantes, gestores da rede estadual de educação do Baixo Sul, representantes da Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha, Câmara de Vereadores e representantes dos segmentos religiosos.

"Espero que todos se engajem nessa luta. Vamos tornar nossos sonhos possíveis”, estudante Anderson Santos Bonfim

Em seu discurso, o presidente do Grêmio, o estudante Anderson Santos Bonfim, agradeceu a confiança depositada durante a eleição. “Estamos aqui para cooperar e a partir de hoje nós somos a voz dos estudantes. Espero que todos se engajem nessa luta. Vamos tornar nossos sonhos possíveis”, salientou. O nome do Grêmio Estudantil foi escolhido pelos estudantes, sendo Maria Auxiliadora Netto Camardelli, por seu trabalho prestado na docência da unidade de ensino, há mais de 20 anos.

Para a Diretora Escolar, professora Sony Maria Lopes do Rosário, este “é um momento ímpar que estamos vivenciando, onde, de forma efetiva, os estudantes estão exercendo a sua participação no ambiente escolar. Tenho a plena certeza de que juntos construiremos uma escola de todos nós”. Comemorou a gestora.

Representando o Núcleo Regional de Educação Baixo Sul,  o Coordenador de Desenvolvimento da Educação Básica (Codeb), professor Francisco Nascimento, ressaltou a importância da participação dos estudantes no cotidiano escolar. “Fico muito contente e orgulhoso de estar aqui hoje. A razão desta escola são vocês estudantes, por isso a participação de vocês na construção de um ambiente democrático e participativo é essencial para o fortalecimento da identidade institucional”, finalizou o Coordenador.

A iniciativa
A ação é fruto do Projeto “Diálogos com a Juventude”, criado pelo Núcleo Regional de Educação do baixo Sul (NRE 06), que tem o objetivo de fomentar a criação de grêmios estudantis nas unidades escolares, além de abrir um canal de diálogo direto entre o NRE 06 e a comunidade estudantil.