Centros Juvenis de Ciência e Cultura celebram virtualmente a Semana do Estudante

Palavras-chave:
Estudantes da rede estadual de ensino, que fazem os cursos e as oficinas nos nove Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), unidades ligadas à Secretaria da Educação do Estado (SEC), participaram ao longo dessa semana de uma série de atividades alusivas à Semana do Estudante. A programação on-line, iniciada na terça (11), foi diversificada e contou com discussão sobre práticas exitosas, games, apresentações musical e de poesia, minicurso de scratch e live de fotografia. Os conteúdos, que foram transmitidos ao vivo, poderão ser assistidos ou revistos no Canal do Youtube dos Centros Juvenis (https://www.youtube.com/c/CentroJuvenilCJCC).
 
O professor de Humanidades do CJCC de Itabuna, Aderbal Santana, mediou uma roda de conversa na quinta-feira (13) e destacou a importância dos Centros Juvenis como espaço de construção de sonhos. “O CJCC é um lugar que oferece ferramentas para estimular nos jovens a realizarem os seus sonhos, fazendo-os protagonistas de suas escolhas e de seus merecidos espaços”, afirmou. 
 
Foi no CJCC de Itabuna que Pedro Henrique Messias, 18, disse ter atravessado os melhores momentos da sua vida escolar como estudante da rede estadual. Ele, hoje, cursa Letras na Universidade Estadual do Sudoeste do Estado da Bahia (UESB) e ressalta que o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) fez na oficina Explicaê, no CJCC Itabuna. “Fiquei muito feliz pelo convite para participar desta roda de conversa e contar um pouco da minha trajetória no Centro Juvenil. Aderbal e demais professores me ajudaram a trilhar o meu caminho, a reconstruir e desconstruir ideias que me levaram ao meu sonho”, relatou. 
 
Nathaly Burgues, 16, estudante do 9º ano do Colégio Estadual de Itabuna e integrante do CJCC de Itabuna, disse ter achado positiva a iniciativa da roda de conversa, tanto para reencontrar os colegas como para falar sobre a importância do CJCC na sua vida. “No Centro Juvenil construímos experiências que levamos para a nossa vida toda”, afirmou.
 
A vice-diretora do CJCC Itabuna, Amanda Araújo, destacou o protagonismo estudantil no encontro virtual. “Como trazemos esse diferencial de ser uma escola complementar, com oficinas, pesquisas e participações em eventos científicos, cada estudante tem uma experiência particular para compartilhar. E de tudo que envolveu esta Semana do Estudante do CJCC, o mais importante foi a conexão que buscamos no sentido de não perdemos o vínculo com eles e entre eles”, disse a gestora, se referindo ao isolamento social decorrente da pandemia do Coronavírus”. 
 
Sobre o CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. 
O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. 
 
Suspensão das aulas - As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.

Notícias Relacionadas