Centro Juvenil inicia atividades em Itabuna; saiba mais

Palavras-chave:
Foto: Daniel Thame
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A região Sul do Estado conta agora com um novo espaço dedicado a experiências de aprendizado voltadas para os estudantes do 9° ano ao 3º do Ensino Médio, da rede estadual de ensino. Trata-se do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna, que foi inaugurado, nesta quarta-feira (17), no município de Itabuna (316 km de Salvador). O evento, aberto ao público, contou com apresentações teatrais, musicais e atividades lúdicas como a Casa Mostro, rapel, escalada, Slackline, aula de dança e desfile da fanfarra do Colégio Estadual de Itabuna.
 
A unidade, que está instalada em um dos pavilhões do Colégio Estadual de Itabuna, oferece nove opções de oficinas gratuitas.  Em turno oposto à escola, os estudantes matriculados podem desenvolver novas habilidades criativas e que servem de complemento às aulas do ensino regular. Dentre as oficinas, destacam-se: Oxente, English!?, Leitura, Câmera, Ação, Science Dance, FotoArt e outras.
 
 
Vanessa Santos de Oliveira, 14 anos, que cursa o 9º ano no Colégio Estadual de Itabuna, conta que gostou muito do espaço e das atividades lúdicas. “Optei por fazer oficinas Fumaça Punjante, Oxente, English!? e FotoArt porque adoro teatro, Inglês e fotografia. Este é uma oportunidade de aprimorar meus conhecimentos”, afirma.
 
Laiane Santos Costa, 15, do mesmo colégio e ano, já está animada para o início das aulas. “Vou cursar as oficinas de Slackline e FotoArt no período da tarde, pois, estudo no colégio pela manhã. Vai ser muito bom porque vou fazer novos amigos e aprender mais”, diz empolgada.
 
A diretora Amanda Araújo Nascimento ressalta sobre a importância do novo ambiente de aprendizado para os estudantes da região. “O Centro Juvenil foi pensado com base no que os adolescentes e jovens gostam, alinhando às práticas pedagógicas. Aqui eles encontram um misto de atividades nas áreas das ciências, cultura, tecnologia e práticas corporais onde eles se tornam protagonistas e fazem acontecer”, explica a gestora.
 
Inscrições abertas
Os estudantes interessados deverão comparecer ao Centro Juvenil, munidos de documentos como carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de matrícula da rede estadual. Outra opção é preencher o formulário disponível no blog www.cjccitabuna.blogspot.com, com os dados pessoais, que serão validados no ato da entrega dos documentos necessários, no Centro Juvenil. Cada estudante pode cursar até quatro oficinas em turno oposto ao da escola regular. As aulas se iniciam na próxima segunda-feira (22), das 8h às 20h, sempre de segunda a sexta.
 
Mais sobre os Centros Juvenis – Os Centros Juvenis são espaços dedicados à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional, ampliando o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas. Oportunizam também que os estudantes descubram sua vocação profissional a partir das experiências vivenciadas. Para atender a 11 mil estudantes, em 2016, o Estado conta com Centros Juvenis em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna Barreiras e Vitória da Conquista.

Notícias Relacionadas