Centro Juvenil de Vitória da Conquista abre as portas para um sábado de jogos digitais

Palavras-chave:
 
 
O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista foi aberto, neste sábado (13), para que os estudantes, suas famílias e a comunidade do entorno participassem do Scratch Day. A iniciativa da comunidade tecnológica e educacional acontece, simultaneamente, em diversas partes do mundo para a troca de informações, oficinas e mostras de projetos realizados com o Scratch. O Scratch é uma linguagem gráfica de programação desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para que crianças e jovens possam criar seus próprios jogos, animações e programas interativos, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.
 
O estudante Robson Oliveira, 17 anos, 8ª série do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto, é um craque em Scratch. No CJCC, de onde também é aluno, ele está desenvolvendo um jogo de basquete, por meio do programa. “O Scratch é uma experiência deslumbrante e instigante, porque ele desenvolve o nosso raciocínio e relaciona a nossa mente com várias áreas do conhecimento, como a Matemática, a partir da utilização, por exemplo, das operações matemáticas (adição, multiplicação, subtração, divisão) para fazer cálculos para saber, digamos, quantos graus a bola irá cair na rede”, explicou o estudante que, no evento, apresentou para os participantes um vídeo explicativo sobre o jogo de basquete que está desenvolvendo.
 
Durante toda a manhã, os participantes se envolveram em oficinas de jogos educativos e foram apresentados aos jogos e animações já desenvolvidos pelos estudantes do CJCC Vitória da Conquista, através dessa tecnologia. “O Scratch pode ser acessado online (scratch.mit.edu) ou ser feito o download e está disponível em mais de 40 idiomas, inclusive em português. É gratuito e muito acessível, pois utiliza uma interface gráfica, que permite que programas sejam criados como blocos de montar. Em meia hora de oficina, pudemos constatar que as pessoas já tinham aprendido a elaborar um projeto simples, com conceitos importantes de diversas áreas do conhecimento”, destacou o professor Roberto Costa.
 
O Scratch foi criado para auxiliar jovens e crianças na Matemática e na Lógica, sem que eles tenham qualquer envolvimento técnico com a linguagem de programação. Um dos grandes diferenciais do Scratch, de acordo com os especialistas, foi o seu modelo de programação em blocos, que simplifica o entendimento de alguns elementos que, quando postos de forma escrita, são de difícil compreensão, como Funções, Laços de Repetição e Condicionais. Os países e locais que comemoraram o Scratch Day podem ser conferidos através do https://day.scratch.mit.edu/.

Notícias Relacionadas