Centro Juvenil de Ciência e Cultura recebe certificado do selo Unicef

Palavras-chave:
Foto: arquivo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador (CJCC), unidade da rede estadual de educação, recebeu certificado do selo Unicef para as escolas que se destacam em Educação Integral, durante a cerimônia de premiação da 11ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef, na noite desta segunda-feira (5), em Recife. O CJCC – que participou com o projeto ‘A Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador’ – foi um dos finalistas entre 1.947 projetos inscritos de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal. Realizado entre agosto e novembro do ano passado, o trabalho do CJCC teve um formato que integrou fotografia, literatura e educação.
 
O projeto do CJCC Salvador – feito em parceria com o espaço cultural Casa de Castro Alves (no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico) – buscou imprimir o olhar fotográfico dos estudantes sobre oito referências espaciais históricas da capital baiana, abordando a importância desses lugares e a sua memória afetiva, nos processos criativos.
 
"Estou orgulhoso de termos chegado à final”, estudante Flávio Rocha
 
O aluno Flávio Rocha, 16 anos, 2º ano do Colégio Central, e participante do CJCC Salvador conta que foi “divertida e rica” a experiência de ter participado do projeto. “Como faço teatro, sou muito adepto das expressões artísticas e mostrar a emoção através de imagens fixas, ou seja, da fotografia, misturando arte e tecnologia, já que o trabalho foi feito por meio do celular, foi muito gratificante. Estou orgulhoso de termos chegado à final”, diz.
 
“Os estudantes fizeram um mapeamento sobre a relação entre a população e a cidade, visando abrir canais de expressão artística e diálogos e, com esse trabalho, eles vivenciaram o protagonismo juvenil. A Bahia está em uma linha crescente nos formatos contemporâneos de Educação, tendo nas parcerias e na escolaridade em tempo integral experiências importantes. Ficamos muito orgulhosos e felizes pelo reconhecimento do trabalho que realizamos no Centro”, destaca a diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, Carla Almeida.
 
Etapas
A primeira ação do projeto foi o curso ‘Cartografia Afetiva da Cidade – Memórias, Lugares e (Re)Criação’, ministrado pela escritora Ana Maria Gonçalves. Uma outra etapa referiu-se à exposição coletiva ‘Diálogos possíveis’, que reuniu trabalhos de fotógrafos baianos. Também foram realizados saraus e um ciclo de atividades, como residência cultural, workshops, oficinas e palestras sobre processo criativo, cidade, história, novas tecnologias, encontros com autores e pensamento crítico. A culminância se deu com o Prêmio Casa de Castro Alves de Arte, voltado para a fotografia e a literatura.
 
Centro Juvenil 
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC, que conta com duas unidades no Estado (Salvador e Senhor do Bonfim), cumpre um papel de extensão em relação à educação formal e amplia o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.

Notícias Relacionadas