Avanços na Educação Profissional

O ano letivo inicia com mais de 43 mil estudantes matriculados na Educação Profissional. São 141 unidades escolares e 39 centros, em 26 Territórios de Identidade do Estado. No total, são oferecidos 72 cursos distribuídos em 11 eixos tecnológicos, nas diversas formas de articulação: Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio; Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio (Proeja Médio) e Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente (Prosub).

Intervenções nas estruturas físicas, envolvendo pequenas reformas, foram realizadas na maioria dos centros para melhoria das instalações elétricas, hidráulicas, substituição de janelas e portas, revestimentos cerâmicos e de cobertura.

Destacam-se como metas a estabilização do quadro de professores, a reformulação das matrizes e o investimento contínuo inicial na formação de professores. Estes pontos são considerados fundamentais para alcançar a efetividade social e a qualidade pedagógica da Educação Profissional na Bahia.

Para Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional, “a Educação Profissional continua se fortalecendo como uma política pública de Estado vinculada às demandas socioeconômicas e ambientais nos Territórios de Identidade da Bahia”, afirmou Lima.