Aulas via satélite intensificam preparação para o Enem de estudantes que moram em áreas remotas

Palavras-chave:

A tecnologia está contribuindo para que os estudantes do ensino médio que moram em áreas remotas da Bahia reforcem os conteúdos que serão aplicados no  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programado para acontecer nos dias 8 e 9 de novembro. Aulas especiais, por área do conhecimento, estão sendo realizados como parte dos conteúdos pedagógicos voltados aos alunos que estudam por meio do projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). As aulas são transmitidos, via satélite, em tempo real para as telessalas de 430 localidades espalhadas por 150 municípios, beneficiando mais de 17 mil estudantes.

Os professores ministram as aulas a partir de três estúdios de TV instalados no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Também esclarecem dúvidas e discutem questões de provas anteriores e, ainda, contam com o apoio de professores assistentes. Já as telessalas são equipadas com televisor e computador com webcam, o que permite, além da visualização das aulas, a interação entre os professores e estudantes que recebem o auxílio de um mediador. Enquanto a aula é ministrada, o professor assistente e o mediador se correspondem via chat para responder às dúvidas dos estudantes.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

“As aulas acontecem em três momentos: primeiro há uma exposição do conteúdo; em seguida o momento de produção, no qual os estudantes realizam uma atividade proposta pelo professor; e, por último, o momento de interação, quando o professor mostra imagens de algumas telessalas para que os estudantes possam apresentar a sua produção”, explica a coordenadora de estúdio do projeto, Iêda Pinheiro, sobre a dinâmica das aulas que são ainda gravadas, compactadas e disponibilizadas na plataforma moodle.

Preparação para o Enem - De acordo com a professora de química, Tânia Cristina Mamede Costa, a preparação dos estudantes do 3º ano do ensino médio para o Enem acontece desde o início do ano letivo, mas ganham reforço neste segundo semestre. “Em todas as aulas, nós trabalhamos questões de provas anteriores, englobando textos, gráficos, figuras e observamos a compreensão que estudantes estão tendo das questões. Além disso, disponibilizamos, também, listas de exercícios e material de apoio focado no conteúdo abordado na prova”, revela.

Como parte dessa preparação, o EMITec realiza, anualmente, o simulado ENEMITec. “A prova é aplicada obrigatoriamente para os estudantes do 3º ano do ensino médio, mas alunos do 2º ano também podem fazê-la. As questões são preparadas pelos professores do projeto, que criam e adaptam questões de provas anteriores do Enem, de acordo com o conteúdo ministrado nas aulas”, contou o coordenador pedagógico de matemática, Cláudio Marcelo Guimarães. Esse ano o simulado está previsto para os dias 6 e 7 de outubro.

Portal da Educação - Para auxiliar os estudantes da rede estadual na preparação para o Enem, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, no Ambiente Educacional Web (ambiente. educacao.ba.gov.br), uma série de conteúdos digitais educacionais. São 3.086 mídias, entre vídeos, imagens, áudios, textos, planilhas e sequências didáticas para utilização gratuita de alunos e professores. Todo o material didático é elaborado de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e possui licença livre.

Notícias Relacionadas