Aula passeio estimula consciência ambiental

Uma aula passeio do Colégio Estadual de Vila de Abrantes despertou nos estudantes do ensino médio o sentimento de conservação ambiental, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Organizada por educadores do colégio, localizado no distrito de Vila de Abrantes, em Camaçari, a aula passeio homenageou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

“Temos que mostrar para a sociedade que o nosso lugar deve ser conservado. Nós queremos um lugar melhor. Somos o futuro e se a gente não faz nada, quem é mais velho também não vai fazer”, declarou Vanês Galdino, estudante do 3º ano, preocupada com a poluição que destrói os recursos naturais de Abrantes, a exemplo da Fonte do Buraquinho.

A Fonte, a Igreja Matriz, o canal de drenagem e as dunas foram escolhidos pelos professores como pontos estratégicos para a atividade de sensibilização e a cada parada, o grupo de, pelo menos, 100 estudantes fazia uma nova descoberta.

“O rio, onde muitos de vocês tomaram banho e brincaram, hoje é o local onde as pessoas despejam lixo e esgoto. Nossos lençóis freáticos estão poluídos. Vocês acham que esse impacto socioambiental causado pela poluição tem solução?”, provocou a professora de biologia e vice-diretora do colégio, Tereza Farias.

Ela adiantou que a aula deve dar origem a trabalhos de pesquisa e cartazes contendo as impressões acerca da realidade apresentada, bem como originar ideias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida local e para reafirmar a identidade histórica e cultural da população.



História – Em frente à Igreja Matriz, construída há 460 anos, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de Vila de Abrantes – antiga Vila do Divino Espírito Santo. “A história de Abrantes tem início pouco depois da descoberta do Brasil. A população era composta, majoritariamente, por africanos e índios tupinambás, o que justifica a nossa fisionomia hoje. Herdamos traços físicos e culturais dos nossos antepassados”, contou a professora Tereza.

A aula interessou bastante à estudante Cimere Souza, do 3º ano. “É muito bom saber dessa história, que é tão importante e eu não conhecia; conhecer melhor a cidade, o nosso bairro, o lugar onde a gente vive, onde vivem nossos pais, saber como vivem os nossos colegas de escola e, a partir daí, contribuir para a melhoria da comunidade”.

Projeto Tecendo a Cidadania – A aula passeio foi a primeira ação do projeto interdisciplinar Tecendo a Cidadania, que tem como objetivo principal promover a ressignificação do cotidiano da comunidade de Vila de Abrantes, a partir da atuação da comunidade escolar. A intenção é disseminar conhecimentos sobre aspectos históricos, sociais, culturais e ambientais, a fim de inserir a comunidade no cenário histórico nacional.

Vila de Abrantes está inserida na área de Preservação Ambiental Joanes-Ipitanga, que resguarda o Parque Municipal das Dunas de Jauá e Abrantes. O lugar concentra os ecossistemas de dunas e restingas, dentro do bioma de vegetação de Mata Atlântica.

 

Notícias Relacionadas