Atividades esportivas integram comemorações do Dia do Estudante

Comemorado nacionalmente no dia 11 de agosto, o Dia do Estudante vem movimentando as unidades da rede estadual de ensino da Bahia. No intuito de fomentar a prática de atividades físicas nas escolas, motivar o estudante e envolver os pais e a comunidade, algumas unidades escolares aproveitam o caráter integrador do esporte e realizam campeonatos. A programação comemorativa, que inclui, ainda, atividades artísticas e culturais, segue até o final de agosto.

IV Passeio Ciclístico, em Porções

Em Poções, no interior do Estado, o Colégio Estadual Eurides Santana promoveu, no último domingo (04/08), o seu IV Passeio Ciclístico. Cerca de 400 participantes, entre estudantes, professores, pais e funcionários, pedalaram da escola até a Associação Desportiva e Cultural Amigos de Poções (Adecap), onde foram realizadas atividades recreativas e sorteio de brindes, em um cenário formado por árvores nativas da caatinga.

“A escola também cumpre o papel de proporcionar o lazer e deve estar integrada à comunidade. Sempre procuramos fortalecer as atividades que envolvem os moradores no entorno da escola e que atraem os estudantes”, disse a diretora Cleide Jane Silva Santos Sousa. A unidade escolar continua sua comemoração até o final da semana, com apresentações artísticas e a realização da XI edição da Olimpíada Esportiva. A competição inclui jogos nas modalidades de futsal, handebol, baleado, vôlei e atletismo.

Programação variada – No Colégio Estadual Edgar Santos, em Cruz das Almas, a ideia da direção é criar uma semana de integração, ludicidade e informação, entre os dias 13 e 16 de agosto. Além da realização de competições esportivas, que selecionará os estudantes para participação nos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) 2013, a escola irá promover palestras sobre violência, sexualidade e gravidez na adolescência, baile de máscaras e um encontro familiar. “Preparamos uma programação para homenagear o estudante, mas também, para aproximar da escola, os pais”, contou a diretora do Edgar Santos, Rita Santana.

No Colégio Estadual Vitória de Lima Oliveira, na cidade de Barra do Choça, o Dia do Estudante também vai ser comemorado com atividades esportivas e muita festa. De 12 a 17 de agosto, o colégio promove a IV Semana do Estudante. A programação inclui jogos interclasses, músicas, salas com temas gospel, pop, rock e forró, feijoada e ainda o sorteio de uma bicicleta.

Dia do Estudante – A data foi instituída no ano de 1927, em homenagem à fundação dos dois primeiros cursos de Direito no País, por D. Pedro I, cem anos antes. Antes da implantação dos cursos, quem quisesse cursar o ensino superior teria que estudar na Europa. Desse modo, apenas as pessoas com muitos recursos tinham acesso à universidade.