Arte, cultura e esporte marcam dia do estudante nas escolas

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Dia do Estudante comemorado, nesta quinta-feira (11/8), foi marcado por diferentes atividades artísticas, esportivas e culturais em várias escolas da rede estadual, na capital baiana e em cidades do interior. Os alunos aproveitaram a data para realizar eventos recreativo-culturais, trazendo para o pátio das unidades performances musicais, de teatro e de dança, além de brincadeiras e jogos esportivos.
 
Foi o caso dos estudantes da Escola Professor Roberto Santos, no bairro de Castelo Branco, e do Colégio Estadual Alípio Franca, no bairro do Bonfim, ambas em Salvador, onde o dia foi de muita festividade. A estudante Larissa Menezes, 17 anos, 3º ano, do Alípio Franca, recitou um poema intitulado ‘Manifesto pelo Direito Devido’, enfatizando o direito do estudante de se expressar. “Estudante é aquele que corre atrás do conhecimento e que tem na figura do seu professor um suporte para que ele aprenda os conteúdos e as experiências pessoais. É na escola onde se encontra este aprendizado, não só dos conteúdos das disciplinas, mas também onde o ser humano se forma cidadão digno e competente”, considera.
 
A colega Adryele Pinheiro, 17 anos, 3º ano, também diz que a data é muito especial para os estudantes e toda a comunidade escolar. “Ser estudante é crescimento, aprendizado. Na escola, a gente aprende com os professores não só os conteúdos das disciplinas, mas, sobretudo, a ter caráter, a ter a autoestima elevada e ter o direito de voz, bem como a criar vínculos saudáveis com os colegas, que são a nossa segunda família”.
 
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Apresentações
A estudante com necessidade especial, Stephany Freitas, 15 anos, 1º ano, foi uma das “artistas” do evento no Alípio Franca. “Eu amo a minha escola e adoro ser estudante. Estou muito feliz pela oportunidade de estar aqui hoje cantando para os meus colegas”, fala, sorridente. A mãe da aluna, Jane Freitas, que acompanha a filha todos os dias durante o período das aulas, conta que esta integração dela com os outros estudantes “é muito positiva para o seu processo de ensino e aprendizagem”. 
 
A diretora do colégio, Márcia Soares, destaca que o projeto Manifeste-se, criado em 2014 pelos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e realizado em mais uma edição hoje para marcar o dia do estudante, nasceu para estimular os alunos a se expressarem através da música, da dança, do teatro e da poesia. “O projeto é um grande ensaio para a participação dos nossos alunos nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, como o FACE, TAL e AVE”. 
 
Já na Escola Professor Roberto Santos, os estudantes vivenciaram o seu dia comemorativo com brincadeiras tradicionais, como pula-corda, além de jogos eletrônicos, a exemplo do x-box, circuito de skate e jogos esportivos.
 
Interior do Estado
No Colégio Estadual Alfredo Dutra – Tempo Integral, localizado no município de Itapetinga (495 km de Salvador), os estudantes estão participando da Gincana da Integração, que envolveu desfile para a escolha dos estudantes mais elegantes. Dentre as tarefas executadas destacam-se a arrecadação de alimentos para pessoas carentes da comunidade, arrecadação de garrafas pet que serão trocadas por material de limpeza e outras. No período da tarde, espaço para uma palestra motivacional ministrada por profissionais convidados, apresentações de dança dos estudantes e sarau com professores da escola. “Este é um momento de muita diversão e aprendizado, pois adquirimos conhecimentos com as tarefas realizadas, a exemplo do quis de perguntas e respostas”, afirma a estudante Mariana de Sena, 14 anos, do 9° ano.
 
 
A programação das Escolas Reunidas Almeida Sampaio – Tempo Integral, localizado em Amargosa (242 km de Salvador) inclui atividades de alongamento, brincadeiras lúdicas e exibição do filme “O Contador de Histórias”. “Estou adorando o nosso dia do estudante porque saímos um pouco da rotina com atividades de lazer bem legais. Gostei muito do filme que é uma história de superação e incentivos aos estudos”, revela a estudante Hanallaia de Jesus, 15, do 9°. Já no Colégio Estadual Yêda Barradas Carneiro – Tempo Integral, em Feira de Santana (116 km da capital), o dia foi voltado para esporte e cultura. Os estudantes participam de partidas de futsal, baleado e handebol, além de brincadeiras de dinâmicas e apresentações dos projetos artísticos e culturais.

>> Assista ao vídeo em homenagem ao Dia dos Estudantes

Notícias Relacionadas