Abertas inscrições para I Concurso Baiano de Marchinhas

Criatividade e muita empolgação. Essas são as palavras de ordem que devem nortear os compositores de marchinhas de Carnaval. E foi com esse espírito, que foi lançado na noite desta quarta-feira (8/01), em Salvador, o I Concurso Baiano de Marchinhas – Prêmio Moraes Moreira. Colombinas, pierrôs, chanchada e decoração a caráter serviram de pano de fundo para apresentação do projeto que é realizado pelo bloco Os Mascarados e tem apoio da Secretaria da Educação do Estado. Dividido em duas categorias: livre e estudantil, as inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro, no Portal do iBahia.

Presente à cerimônia, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, destacou a importância da iniciativa que já é uma realidade na rede estadual de ensino. “A Secretaria realiza há anos projetos que apoiam a arte nas escolas. Um bom exemplo é o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) que chegou no final de 2013 a sua 6ª edição. Então quando nos foi apresentado o projeto das marchinhas foi natural o apoio”, disse. O secretário também ressaltou o caráter formador que está intrínseco à composição destas obras. “As marchinhas são compostas repercutindo um momento social, os costumes, a política, então acaba fortalecendo o senso crítico dos estudantes”.

Completando 15 anos, o bloco Os Mascarados buscou um diferencial para iniciar as comemorações. “Duas estudantes da Universidade Federal da Bahia nos procuraram apresentando este projeto. Achamos que seria interessante para este ano tão especial para o bloco. A inclusão dos estudantes é uma forma de incentivar uma nova geração para a composição das marchinhas”, disse a fundadora d´Os Mascarados, Jaqueline Azevedo.

A criadora do projeto Júlia Salgado, em parceria com Raína Biriba, fala como surgiu a concepção. “Quando fomos escolher o tema de trabalho que executaríamos na conclusão de curso, percebemos que a Bahia, com toda sua tradição no Carnaval, não possuía um concurso nestes moldes. Esperamos contribuir para uma mudança neste sentido”, ressaltou.

As marchinhas serão selecionadas, numa primeira etapa, por meio de uma equipe de curadores, que vai classificar dez composições. As escolhidas serão apresentadas ao público durante o primeiro ensaio do bloco Os Mascarados, que acontece no dia 6 de fevereiro, na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho. A etapa final também terá como palco o ensaio do bloco, no dia 13 de fevereiro, no Clube Fantoches, na Carlos Gomes.

Notícias Relacionadas