Aberta matrícula 2013 da rede estadual

Está aberta a ma­trí­cula 2013 na rede es­ta­dual de edu­cação da Bahia, que po­de ser re­a­li­zada pre­sen­ci­al­mente em qual­quer unidade es­colar do estado (independentemente daquela que o estudante deseja estudar) ou on-line clicando aqui. Podem fazer a matrícula pela Internet os estudantes que já são da rede estadual e os alunos oriundos da rede municipal de Salvador e, este ano, pela primeira vez, também os estudantes da rede municipal de Feira de Santana. Tanto pela In­ternet como pre­sen­cial, o ho­rário de aten­di­mento será das 8h às 20h, sem in­ter­valos.

O ca­len­dário está sub­di­vi­dido para ofe­recer mais co­mo­di­dade e se­gu­rança aos es­tu­dantes e seus res­pon­sá­veis. De 19 a 22 de fe­ve­reiro acontece a ma­trí­cula para alunos da rede pú­blica (tanto estadual, como municipal) e entre os dias 25 a 28 ocorre a ma­trí­cula para es­tu­dantes oriundos da rede pri­vada e de ou­tros es­tados.

Para quem deseja fazer um curso de educação profissional (técnico de nível médio ou qualificação nível fundamental) na rede estadual de Educação, as matrículas serão realizadas no mesmo período. Assim, dia 19 a 22, os alunos oriundos das redes municipais e estadual poderão optar pela modalidade integrada ao ensino médio. Apenas para os contemplados no sorteio eletrônico da Educação Profissional, a confirmação de matrícula ocorre nos dias 26 e 27 de fevereiro, obedecendo à ordem de classificação.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está disponibilizando um canal para atendimento eletrônico aos estudantes e familiares no período da matrícula, por meio do telefone 0800-285-8000.

“A expectativa é que a matrícula transcorra com tranquilidade, resultado de um planejamento feito com antecedência junto às escolas”, afirma o Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressaltando que “a rede estadual está preparada e tem capacidade para receber todos os alunos que nos procurarem”. Segundo ele, todo o processo de matrícula será operado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE), fer­ra­menta ge­ren­cial que per­mite a agi­li­dade na ma­trí­cula tanto nas es­colas como pela In­ternet.

O Secretário destaca que cerca de 700 mil es­tu­dantes da rede es­ta­dual que vão con­ti­nuar na mesma es­cola já tiveram suas matrículas efetivadas pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado. Aqueles que não re­a­li­zaram a re­no­vação em suas es­colas deverão se­guir o ca­len­dário re­gular de ma­trí­cula.

A Se­cre­taria da Educação do Estado ela­borou um ca­len­dário or­ga­ni­zado que fa­ci­lita todo o pro­cesso de ma­trí­cula. “Com isso, não existe mais a ne­ces­si­dade do aluno ou fa­mi­liar acordar muito cedo e es­perar em longas filas. Em qual­quer es­cola ou pela Internet, a ma­trí­cula pode ser re­a­li­zada de ma­neira in­for­ma­ti­zada”, explica a diretora de Atendimento a Rede, Eliana Car­valho, res­sal­tando a im­por­tância de alunos e res­pon­sá­veis ob­servarem os prazos e o de­ta­lha­mento do ca­len­dário.

Documentação para a matrícula – No ato da matrícula, os estudantes e seus familiares devem apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio), do comprovante de residência, código do SETPS (constante no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, facultativo para os estudantes dos cursos de Educação Profissional.

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA 2013

O cronograma de matrícula da rede estadual abrange toda a Educação Básica e suas modalidades, incluindo a matrícula para a Educação Profissional (cursos técnicos de nível médio cursos de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos - nível fundamental).

Alunos da Rede Pú­blica

19 e 20 de fe­ve­reiro – Trans­fe­rência para es­tu­dantes da rede es­ta­dual que queiram mudar de es­cola.

21 e 22 de fe­ve­reiro – Ma­trí­cula para es­tu­dantes das redes mu­ni­ci­pais con­cluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a es­cola não ofe­rece a série/ano se­guinte. No caso da 8ª série/9º ano, o estudante poderá optar pelo ensino médio ou pelo técnico integrado ao nível médio.

Alunos Novos

25 e 26 de fe­ve­reiro – Ma­trí­cula para o en­sino fun­da­mental e proeja fundamental.

27 e 28 de fe­ve­reiro – Ma­trí­cula para o en­sino médio e técnico nível médio.

Edu­cação Pro­fis­si­onal        (apenas os cursos subsequentes – Prosub)

26 e 27 de fe­ve­reiro – Con­fir­mação de matrícula para os estudantes contemplados no Sorteio Eletrônico (curso técnico de nível médio subsequente), obe­de­cendo à ordem de clas­si­fi­cação.