1º Encontro Estudantil conta com mais de 20 mil estudantes

Segue aberta para visitação pública, até 13 de dezembro, no Palácio Rio Branco, a 5ª Mostra do Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE). O evento também fez parte do 1º Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, realizado até dia 30/11 pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com a participação de mais de 20 mil estudantes de todo o Estado. A programação, que valorizou as produções estudantis desenvolvidas nas escolas e apresentadas em mostras, feiras, sessões fílmicas e festival de canções, visou contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, dando-lhes visão contemporânea de mundo.

O Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), que compreende o movimento de produção da obra de arte como um processo de ampliação do conhecimento, instrumento de mudanças e de possibilidade de interação com outras culturas, reúne trabalhos de pinturas, desenhos e esculturas de estudantes da rede estadual. Ao todo, 99 trabalhos compõem a mostra estadual, que pode ser visitada das 17h às 21h, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal).

Foto: Claudionor Jr. Ascom Educação

“Esse primeiro encontro estudantil, que envolveu artes visuais, música, literatura, cinema, ciência e matemática, teve uma grande repercussão em toda a rede estadual de ensino e veio para ficar como uma política de Estado. A participação entusiasmada dos estudantes é prova de que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Celebração – A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria, Nide Nobre, enalteceu a celebração estudantil em clima de interação de professores, estudantes e familiares, além de governo e sociedade, juntos por uma só causa: a qualidade da educação. “O 1º Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura foi um momento de troca de experiências criativas de estudantes, que vieram ao Centro Histórico de Salvador com a oportunidade de dividir sonhos, desejos e imaginações por meio de diversas expressões artísticas”.

A prova de que o encontro teve uma boa repercussão, considera Nide Nobre, é o convite da Orquestra Sinfônica da Bahia para que os estudantes da rede participem do Seminário da Osba, como parte das comemorações dos 30 anos da orquestra, a ser realizado nos dias 11 e 12, das 9h às 18h, na Sala do Coro do TCA. Além disso, informou a coordenadora, o Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, unidade gerencial da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), convidou os estudantes da rede para participarem das ações de revitalização do Centro Histórico da capital baiana.

“Estamos desenvolvendo um movimento no Estado que está extrapolando os muros da educação, ganhando novas parcerias e configurações para os projetos da Secretaria da Educação que envolvem as áreas da ciência, arte e cultura”, ressaltou Nide Nobre. A expectativa, completa, é que a segunda edição do encontro se repita como uma experiência bem-sucedida.

Projetos – O encontro estudantil foi encerrado com a quinta edição do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), que reuniu 5.500 pessoas na Concha Acústica do TCA, em Salvador. Também integraram a programação do evento a 2ª Feira de Ciências da Bahia e a 7ª Feira Baiana de Matemática, tendo cada uma apresentado 75 trabalhos experimentais projetados nas escolas estaduais pelos estudantes, com a orientação de seus professores. O 4º Sarau Estadual do TAL – Tempos de Arte Literária, no qual foram apresentadas 33 obras literárias estudantis selecionadas nas fases escolares e regionais no Estado da Bahia, também fez parte do evento.

“A nossa participação na vida estudantil é muito importante. Eu, por exemplo, pude mostrar ao público minha composição Chuva da Gente, que não esperava que fosse escolhida porque o nível das canções estava muito alto e a concorrência grande demais no Face”, avaliou Caroline Marques da Silva Gonçalves, estudante do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Miguel Calmon, uma das premiadas do festival.

“O Face, como todo o encontro estudantil, é uma oportunidade para nós, estudantes, de nos expressarmos por meio das artes”, disse a estudante Samira Rocha Matos, aluna do Colégio Estadual Prof. Valdir de Araújo Castro, em São Félix do Coribe, outra selecionada no festival de música.

Além dessas atividades, o encontro contou com mostras de cinema e vídeo do Prove (Produções de Vídeos Estudantis), cursos preparatórios e workshop de capacitação para estudantes que concorreram ao Face e ao TAL, conferências, oficinas artísticas e circuitos culturais (visitas guiadas a museus, ateliês e monumentos históricos).